Jociano Garofolo
Um motorista embriagado. Uma colisão com três veículos. Um poste caído. Vítimas aguardando socorro. Parece mais uma nota policial, como outras divulgadas diariamente pelo A Cidade, que infelizmente retrata a violência no trânsito da nossa região. Mas desta vez, ainda bem, tudo não passou de uma simulação, dentro da programação da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) de Votuporanga.
A atividade, que envolveu policiais militares, bombeiros, agentes de trânsito, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), funcionários da Elektro, Polícia Civil, ambulâncias, Polícia Científica, IML e dezenas de voluntários, teve como objetivos, além de treinar em uma única ação, todas as equipes de socorro e salvamento do município, chamar a atenção para uma realidade cruel que, apenas no último final de semana, tirou a vida de sete pessoas na região.
A simulação aconteceu na avenida dos Bancários, ao lado do Centro de Convenções. O comandante do posto do Corpo de Bombeiros, tenente Alex Brito, falava no auditório sobre acidentes de trânsito. A palestra foi interrompida na metade, com a simulação do acidente. Grande parte do público presente foi surpreendida com a encenação montada do lado de fora.
A ocorrência
No acidente simulado, um ônibus avançou o sinal de Pare, colidiu contra uma motocicleta que, em seguida, foi lançada para debaixo de um carro. O automóvel perdeu o controle e derrubou um poste.
O condutor da moto morreu e 20 vítimas que estavam dentro do ônibus ficaram feridas.
O motorista do ônibus realizou o teste do bafômetro e foi “preso” em flagrante por dirigir embriagado.