Segunda noite do evento foi marcada por bate-papo especial com ex-alunos e palestra sobre os 50 anos da profissão no Brasil
A segunda noite do VIII Simpósio de Psicologia, realizado terça-feira, dia 26, no Espaço Unifev Saúde, reuniu alunos, docentes e egressos do curso.
Durante o evento, os profissionais participaram de um bate-papo com alunos e docentes do curso, e compartilharam as experiências e desafios encarados no início da carreira. Assuntos que englobam o mercado de trabalho e o futuro da profissão também foram discutidos.
Um dos momentos marcantes do encontro foi o relato da egressa Jéssica Escremim, 23 anos, formada em 2013 pela Unifev. Atualmente, a jovem ocupa o cargo de Psicóloga do setor de RH, do Ambulatório Médico de Especialidades de Votuporanga (AME), a mesma instituição em que estagiou enquanto realizava a graduação.
“Quando achei que estava fazendo uma escolha precipitada ao deixar o antigo emprego e optar pelo estágio durante o curso, não tinha a noção de que aquela simples atitude seria capaz de garantir o meu futuro profissional. Devo tudo isso à minha graduação na Unifev e o grande apoio e orientação que recebi para fazer as decisões certas”, contou.
A ex-aluna Aila de Almeida, 28 anos, formada em 2011 na Instituição, também emocionou todos os presentes. A jovem, hoje, segue a carreira docente na Unifev, desejo que a acompanhou durante toda a graduação.
“Sonhava com a docência desde o primeiro ano do curso e comentei com todos os meus professores sobre a minha vocação. Entretanto, ainda não tinha capacitação suficiente para assumir uma turma universitária. Quando surgiu uma oportunidade para o processo seletivo de docência na Unifev, já estava fazendo meu mestrado na UNESP, hoje sou professora da Instituição e totalmente apaixonada pelo o que eu faço”, disse.
O Simpósio de Psicologia recebeu também as presenças do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Extensão da Unifev, Prof. Me. Fernando Mayer Dias, e o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Eduardo César Catanozi. Ambos aproveitaram a oportunidade para ressaltar a importância das semanas acadêmicas para os universitários.
“Já fui docente do curso de Psicologia e conheço a importância da graduação para toda a sociedade e a Instituição. As semanas acadêmicas são de grande relevância para o estudante, que consegue, por meio desses eventos, adquirir maior conhecimento sobre o mercado de trabalho e, também, o cotidiano profissional”, explicou Catanozi.
A noite ainda contou com a presença do Conselho Regional de Psicologia da região de São José do Rio Preto, Lourdes de Fátima Genaro, que em sua palestra, relatou os 50 anos da luta profissional da Psicologia em todo o país.