Aluno foi recepcionado com muito carinho pelos estudantes e funcionários do Senai/Cemad, pelo ouro em Olimpíada
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O aluno Diego Soares de Oliveira, do Senai/Cemad (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial / Centro Tecnológico de Formação Profissional da Madeira e do Mobiliário) de Votuporanga foi recepcionado com festa da tarde desta terça-feira, 9 de setembro, quando ele chegou com a medalha de ouro conquistada na Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento, realizada de 31 de agosto a 6 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte-MG. É a primeira vez que o Senai de Votuporanga consegue esta premiação nacional.
A competição reuniu mais de 800 estudantes de entidades de ensino profissionalizantes de todo o país.
Diego fez o curso de Aprendizagem Industrial Marceneiro nos anos de 2012 e 2013, tem 20 anos de idade e concorreu na modalidade Marcenaria de Móveis. Na prova, em Minas Gerais, ele foi acompanhado do professor Marcelo Salviati Erct e o diretor da escola, Cesar Ferraiolo Batista.
Em Minas Gerais, ele enfrentou quatro dias de prova, somando 22 horas, realizadas em três dias de seis horas e um dia de quatro. A avaliação consistiu na montagem de um móvel, que é a mistura de um criado mudo e um rack. O modelo a ser construído é divulgado três meses antes da competição e sofre alterações no dia da montagem. O ganhador é determinado pela qualidade nos ajustes, acabamentos e medidas, tudo conferido por 16 avaliadores, que são professores do Senai de todo país. Outros 12 jovens fizeram a mesma avaliação que Diego.
Com o título, Diego ganha a oportunidade de disputar em janeiro do ano que vem, com outros dois estudantes do Senai, a vaga para o mundial. “Oportunidade só vem por meio de batalhas e de sofrimento. Vocês podem ver os resultados agora. Nós cobramos muito do Diego e ele conseguiu”, destacou o diretor da unidade local.
Cesar contou ainda que a calma de Diego durante a montagem no móvel foi fundamental para a sua conquista. Atualmente, Diego é bolsista do Senai para se preparar para as competições. O gerente regional do Senai, José Carlos Dalfré, prometeu aos ganhadores da etapa nacional uma oportunidade como trainee para que auxiliem na preparação de outros alunos para as provas da Olimpíada do Conhecimento.
“Nós, estudantes do Senai, precisamos ter orgulho e amor ao que fazemos, porque os resultados vão surgir. Credito a minha vitória ao trabalho realizado pelo Senai de Votuporanga, a dedicação do professor Marcelo e também o meu empenho”, contou Diego. Ele treina, no mínimo, oito horas por dia e pretende aumentar a carga horária, porque quer representar o Brasil na 43ª WorldSkills Competition, competição que reúne jovens do mundo inteiro e que, em 2015, será realizada pela primeira vez na América Latina, na cidade de São Paulo.
O irmão de Diego, Douglas Soares de Oliveira, faz o curso de operador de máquinas no Senai e já manifesta em interesse em também competir. Os seus pais, Alaedes Soares de Oliveira e Edinaldo Baldovinote de Oliveira, estavam emocionados na recepção ao filho, que chegou ontem de Minas Gerais.