Rede municipal de ensino figura entre as 10 melhores notas do Estado de São Paulo, nas cidades com mais de 50 mil habitantes
Por mais um ano, a rede municipal de ensino de Votuporanga obteve nota acima das médias nacional e estadual, no IDEB 2013 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC). A cidade manteve a nota 6,4 – índice semelhante aos dos países desenvolvidos – e com isso figura entre as 10 melhores notas do Estado de São Paulo, nas cidades com mais de 50 mil habitantes.
Nos anos iniciais, a nota nacional foi de 5,2 pontos, enquanto a estadual foi de 6,1. De acordo com a secretária da Educação, Silvia Cristina Rodolfo, é um resultado positivo, já que Votuporanga continua figurando entre as melhores notas e acima das médias nacional e estadual. A secretária ressalta que manter um IDEB de 6,4 é tão difícil quanto aumentar. O Ministério da Educação estipulou a nota 6 como meta para 2022. Votuporanga possui a nota 6,4 desde 2009.
Silvia ressalta os investimentos feitos pela Prefeitura nos últimos anos. “É um conjunto de ações. A valorização dos professores, as escolas funcionando em tempo integral, o investimento na infraestrutura, material didático de qualidade, entre outros”, afirmou. A secretária destacou ainda o trabalho dos profissionais da educação. “Temos que dar todo o mérito para os professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e toda a equipe de apoio escolar”, disse.
No final do ano passado, a Prefeitura lançou o Programa Educação de Primeiro Mundo, que prevê uma série de investimentos, entre eles notebook para todos os professores, instalação de lousas digitais em todas as salas de aula, aquisição de livros, entre outros. “Com certeza, essas ações vão refletir no futuro e no IDEB dos próximos anos”, afirmou Silvia.
O IDEB
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.