O prefeito de Votuporanga Junior Marão inaugura nesta quinta-feira, às 17 horas, a 15ª unidade de ensino infantil, o CEMEI “Profº Valter Peresi”. O evento faz parte da série de inaugurações previstas no calendário de comemoração dos 77 anos do município.Este Cemei irá atender, excepcionalmente, crianças de 0 a 3 anos que estavam aguardando uma vaga em creche, já que o bairro conta com o Emei “Alberto Ferreira Lopes” que atende crianças de 4 e 5 anos. “Felizmente não temos demanda reprimida para os alunos de 4 a 5 anos, tendo como desafio o atendimento integral das crianças de 0 a 3 anos. Ainda assim, a cidade de Votuporanga, já atingiu a meta prevista no Plano Nacional da Educação (2001-2010), que era ter, até 2016, 50% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches e estamos atendendo também o TAC firmado com o Ministério Público para abertura de 1.320 novas vagas até 2016”, explicou a secretária da Educação, Silvia Cristina Rodolfo.
A obra contou com investimento de pouco mais de R$ 200 mil, e teve as suas salas de aulas reformadas, adaptação dos banheiros e de acessibilidade, cobertura do pátio, além de toda a reforma das instalações elétricas do prédio.
A escola, que iniciou suas atividades no dia 25 de agosto, já atende cerca de 100 alunos, porém, este número chegará a 200. “Como os alunos estão em fase de adaptação a chamada é feita gradativamente”, explicou a secretária.
Desde 2009, a Prefeitura de Votuporanga já entregou obras de reforma, ampliação e construção em 14 unidades entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, possibilitando a ampliação de 1.100 novas vagas e melhores condições não só para os estudantes como também para os profissionais, com estrutura moderna como lousas digitais e ar condicionado em todas as salas de aula, laboratórios de informática, entre outras ferramentas que já estão sendo utilizadas.
Valter Peresi
Nascido em 1º de maio de 1936, em Monte Aprazível, filho de Rosina Mora e Adelino Peresi, irmão de Moacir, Vilma e Ana. A família deixou a cidade natal e mudou-se para o município de Floreal, onde o garoto Peresi faria o curso primário na Escola Estadual. Em 1947, retornou para Monte Aprazível para fazer o ginasial e o magistério no renomado Internato Dom Bosco.
Mudou-se para Votuporanga em 1966, cidade onde residiu por 47 anos. Casou-se com Cleide Gusmão de Oliveira, com quem teve três filhas: Cleide Maria Peresi Fulone, casada com João Fulone; Claudia Marcia Peresi; e, Cleiva Mara Peresi Bandos, casada com Eduardo Marques Bandos Filho; e a neta Carolina Peresi Tanaka.
Exerceu o magistério por muitos anos, em Gastão Vidigal, General Salgado, Floreal, também foi professor e diretor das escolas SAB (Sarah Arnaldi Barbosa) e Faustino Pedroso. Cidadão atuante, não demoraria muito para enveredar pelos caminhos da política, tendo sido fundador dos partidos MDB e PSDB, onde sempre exerceu cargos nos diretórios municipais. Tornou-se vereador, no período de 83 a 88, sendo um dos principais articuladores do chamado grupo “Independente”, que era formado por ele e pelos vereadores Luzia Romani, José Nunes Pereira, José Roberto Blundi Arroyo, Ozório Casado e Antenor Parisi. Seu dinamismo e profundo conhecimento da comunidade o levaram a ser convidado pelo então prefeito Carlão Pignatari para assumir o cargo de ouvidor do município, cargo que também exerceria na primeira gestão de Junior Marão, até que motiv os de saúde determinaram seu afastamento.
Faleceu no dia 23 de outubro de 2013, às 8h, na Santa Casa, aos 77 anos. Amou a família, amou seus alunos, amou sua Votuporanga, mas o maior de todos os seus amores o fez plenamente conhecido: entrou para história como o torcedor mais emblemático do Palmeiras. Tornou-se patrono desta unidade, através de propositura do vereador Douglas Lisboa, aprovada por unanimidade.