Azul Linhas Aéreas e Gol demonstraram o interesse de vir para a cidade, porém aguardam incentivos do Governo Federal
Isabela Jardinetti
A vinda de uma empresa aérea para Votuporanga pode acontecer no início do ano que vem. Após a desistência da Brava Linhas Aéreas, a Prefeitura manteve contato com outras empresas, que já demonstraram interesse.
A Azul Linhas Aéreas informou que Votuporanga está entre as potencias cidades em que planeja operar. Porém, ainda não há definição com relação ao início das operações.
Já a empresa Gol, disse que a companhia avaliará o plano de estímulo à aviação regional e que estuda a possibilidade de operar em outras localidades do interior do país, incluindo Votuporanga.
De acordo com a Prefeitura e o próprio Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), que mantém o Aeroporto “Domingos Pignatari” em Votuporanga, a única coisa que barra a vinda destas empresas até a cidade é a falta de subsídios do Governo Federal, o que ainda não aconteceu.
“O que o poder público pode fazer – e é o que está fazendo – é mostrar a viabilidade para empresas aéreas e buscar investimentos para o aeroporto. A expectativa é que as desonerações e subsídios à aviação regional entrem em vigor apenas no ano que vem. E isso é fundamental para viabilizar uma linha aérea em aeroportos como o nosso”, informou a Prefeitura por meio de nota.
A Administração também disse que as empresas Azul e Avianca ganharam o direito de operar, respectivamente, 13 e 8 novos voos por dia no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
“A Azul já anunciou, por exemplo, que se tudo sair do papel a empresa pode ampliar em 31 aeronaves sua frota atual, de 138 unidades. E a Avianca e a Gol deixaram claro para o prefeito Junior Marão que têm total interesse em vir para Votuporanga”, destacou a Prefeitura.
Perguntada sobre a “frustração” do prefeito pela não vinda de uma empresa aérea para a cidade, a Prefeitura disse que Marão tinha uma expectativa muito grande em relação à Brava Linhas Aéreas.
“A empresa cumpriu todos os procedimentos e conseguiu a liberação junto à ANAC, que era o mais difícil. Até pouco tempo atrás, nos painéis do aeroporto de Congonhas, por exemplo, aparecia o vôo para Votuporanga. Porém, infelizmente, a empresa teve dificuldades financeiras e suspendeu novos investimentos”.
Incentivo
No fim de julho, o Ministério da Aviação Civil divulgou que a partir do início de 2015, voos com origem ou destino em aeroportos regionais do Brasil terão tarifas aeroportuárias e parte de seus custos subsidiados pelo governo.
“O crescimento do interior vem sendo superior ao das áreas urbanas. Este é um dado que impõe a necessidade de corrermos para garantir uma infraestrutura que permita que esse crescimento se consolide e se dê de maneira mais forte e com menos custos”, afirmou o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.
Também será determinada a subvenção a passagens aéreas em voos com origem ou destino em aeroportos regionais.
O subsídio às passagens deverá ser concedido em faixas, de forma que aeroportos menores, de cidades mais isoladas e com maiores custos de operação, que é o caso de Votuporanga, recebam proporcionalmente mais do que aeroportos maiores.