Placas foram colocadas pela Prefeitura e Defesa Civil do município alertando sobre proibição; risco das algas preocupa
Placas de “Proibido Nadar” foram colocadas ao redor da Chopplândia ontem; no dia 7, jovem de 15 anos se afogou
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Ponto de encontro de dezenas de votuporanguenses aos finais de semana, a lagoa da Chopplândia, em Valentim Gentil, está, desde ontem, proibida para banhistas. O local é bastante frequentado principalmente por causa dos quiosques, por famílias que organizam churrascos, mas recentemente, tem preocupado as autoridades do município vizinho.
Em sua página em uma rede social, a Defesa Civil de Valentim Gentil informa que por questões de segurança, está provisoriamente proibido nadar na lagoa.A justificativa é que o lugar é diferente de uma piscina onde se tem visibilidade para poder socorrer, em casos de urgência. “A água contém algas, e isso dificulta bastante a visibilidade. Contamos com a colaboração da população, pois só assim evitaremos tragédias”.
A orientação foi tornada pública em uma ação da Prefeitura Municipal de Valentim Gentil e Defesa Civil, por meio da colocação de placas de proibição do nado na represa do Parque da Chopplândia, devido a água estar imprópria para banho.
Morte recente
A tarde de 7 de dezembro, um domingo, que era para ser de diversão e refresco, terminou em tragédia para um grupo de amigos no lago artificial da Chopplândia. Um adolescente de 15 anos morreu afogado após tentar, sem sucesso, atravessar a nado o local. A vítima foi socorrida, mas não resistiu e morreu.
O afogamento aconteceu por volta das 14h. O votuporanguense Vitor Vinícius Bezerra de Souza, 15 anos, que teve como último endereço a rua Domingos Mega, 2086, Jardim das Palmeiras, foi ao local na companhia de dois amigos. De acordo com informações policiais, Vitor e os amigos aproveitaram o calor da tarde para nadar no município vizinho. O trio de amigos pulou de um trampolim localizado no lago e nadava em direção à ilha. Dois dos amigos de Vitor conseguiram chegar ao outro lado, porém, Vitor se afogou no meio do trajeto.
Imediatamente, os amigos chamaram a Defesa Civil da cidade, que rapidamente acionou o Corpo de Bombeiros de Votuporanga para prestar os devidos socorros. A unidade de suporte avançado do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi ao local, mas a vítima foi retirada da água sem vida.