Isabela Jardinetti
O processo de instalação de um Centro de Inovação Tecnológico para Votuporanga está um pouco lento. A posição que a Prefeitura de Votuporanga tem por parte da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia é que, em função da baixa arrecadação o convênio não terá o repasse no exercício de 2014. Sendo assim, o Governo do Estado está readequando os repasses para 2015, portanto, a expectativa é que a liberação dos recursos aconteça no próximo ano, porém, sem data estabelecida.
“Infelizmente como foi um ano eleitoral, e o projeto tem parceria com o governo estadual, ficou acertado que até o fim do próximo ano poderemos viabilizar esta grande conquista. Este será o 1º do Estado de São Paulo, algumas cidades possuem Parques Tecnológicos, Votuporanga não tem o tamanho desses municípios, por isso a vinda de um Centro Tecnológico, que futuramente pode se tornar um parque”, disse o prefeito Junior Marão em recente entrevista ao jornal A Cidade.
Quando anunciado, o local abrigaria três segmentos de pesquisa, a madeira e mobiliários, beneficiamento de borracha natural e energia solar. Porém, Marão informou que no primeiro momento será abordado somente o setor mobiliário. “Serão desenvolvidas pesquisas e trabalhos no design dos móveis, além de formas de exportação. As outras áreas serão desenvolvidas se a economia caminhar para a viabilização dos setores”.
Os Centros de Inovação podem estar associados às incubadoras de empresas de base tecnológica, se for o caso, visando otimizar recursos financeiros e o chamado processo de “fertilização cruzada” pela relação informal entre integrantes de empresas e entidades de pesquisa tecnológica.