Pessoas com indicação médica podem recorrer à Secretaria Municipal e levar seu equipamento para casa, sem burocracia
Da Redação
Pacientes vítimas de doenças respiratórias ou exacerbação (crise) que necessitam fazer uso de cilindros de oxigênio podem contar com Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga, que possui hoje 330 balões disponibilizados durante o ano para pacientes com prescrição médica, havendo a necessidade do uso contínuo, ou mesmo quando o doente apresenta apenas crises espaçadas, mas depende do equipamento para respirar nesses momentos.
Fica sob a responsabilidade do hospital onde a pessoa se encontra internada, no momento da alta, solicitar para a Secretaria de Saúde que imediatamente disponibiliza o equipamento para o uso doméstico.
A oxigenoterapia é nome dado ao tratamento com oxigênio, podendo ser domiciliar, proporcionando uma melhor condição de vida do indivíduo, qualidade na respiração, no rendimento intelectual e físico. Portadores de doenças respiratórias crônicas, ou doenças causadas pelo tabagismo, somam hoje no Brasil cerce de 65 mil pacientes que fazem uso do equipamento.
De acordo com a Secretaria de Saúde não existe fila de espera para esse recurso em Votuporanga. “Havendo necessidade do equipamento, o médico responsável pelo cuidado do paciente, após avaliação, solicita o uso e então disponibilizamos para o paciente, sem custo nenhum e inclusive com a reposição do O². O uso de oxigênio existe há aproximadamente 50 anos, porém, só a partir da década de 70 que foi confirmado que a OPD (oxigenioterapia domiciliar prolongada) melhora e prolonga a expectativa de vida dos pacientes, por isso, a preocupação em atender aqueles que necessitam desta condição para respirar”, disse por meio de nota a Secretaria de Saúde.