Multas aplicadas pelos policias à serviço da Prefeitura também diminuíram em relação aos primeiros meses do início da medida
Alberto Casali e Waldecy Bortoloti, durante a apresentação dos números na tarde de ontem
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
A Atividade Delegada em Votuporanga completou quatro meses em dezembro com resultados positivos para a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança. Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o secretário Alberto Casali e o vice-prefeito Waldecy Bortoloti apresentaram os números do mês passado.
Em acidentes com vítimas, houve uma redução de 33% em relação a dezembro de 2013, quando houve 104 ocorrências, comparadas a 70 do mesmo mês em 2014. Já em acidentes sem lesionados a redução foi de 24%, de 72 em 2013, para 55 em dezembro do ano passado.
Para Alberto Casali, esta redução também teve como influência a fiscalização do radar móvel no município, que começou no dia 27 de novembro. “O radar tem surtido um bom efeito e essa diminuição nos acidentes, principalmente os com vítima, é um deles. Com a diminuição da velocidade dos carros, os acidentes estão deixando de ferir as pessoas. Em dezembro do ano passado foram 34 famílias a menos que tiveram seus entes queridos internados por causa de acidentes de trânsito”, disse.
Em um balanço geral do ano passado, comparado a 2013, Casali informou que houve uma redução em 30% dos acidentes com vítimas e 21% das ocorrências sem ninguém lesionado. “Lembrando que em um terço do ano passado já tínhamos a Atividade Delegada, em que contribuiu e muito com essa questão”.
O secretário ainda comunicou que a partir da próxima semana, o radar móvel começará a funcionar nas marginais de Votuporanga. “Estamos com um problema sério nessas marginais e o radar móvel vem ao encontro do nosso objetivo que é o de reduzir os acidentes causados pelo excesso da velocidade”.
Multas
Nos dois primeiros meses da Atividade Delegada, as principais multas eram em relação ao estacionamento rotativo no Centro (Área Azul). Casali informou que, agora, estas infrações estão em terceiro lugar, e o que mais está gerando multas é dirigir sem cinto de segurança e dirigir falando no celular.
“Tivemos 303 multas em dezembro, delas, 43 sobre Área Azul, 113 por dirigir sem cinto de segurança, 116 por dirigir falando ao celular e outras 31. Houve ainda 2 fiscalizações em empresas de mototáxi, 102 abordagens de pessoas em atitude suspeita e 54 fiscalizações em praças públicas da cidade”.
Houve também uma redução no número de multas aplicadas com a medida a cada mês. Em setembro foram 1014, em outubro 640, em novembro 408 e em dezembro 303. “A pessoa que recebe uma multa, dificilmente ela vai levar outra, e assim esperamos reduzir os incidentes no trânsito”, disse Casali.
O vice-prefeito Waldecy Bortoloti ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em parceria com a Polícia Militar de Votuporanga. “O nosso principal objetivo não é multar as pessoas, e sim diminuir o número de acidentes”.