Futuros motoristas terão 25 aulas, ao invés de 20, como era antes; medida começa a valer a partir da próxima segunda (19)
Algumas aulas podem ser feitas em simuladores e depois nas ruas da cidade
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
A lei federal que prevê a ampliação da carga horária do curso de formação de condutores para a categoria B (carros) entrará em vigor no Estado de São Paulo a partir da próxima segunda-feira (19). A medida passa a valer para o candidato que realizar o exame médico a partir dessa data.
Conforme determina a Resolução 493 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o cidadão que passar pelo processo de primeira habilitação na categoria B fará 25 horas de aulas práticas, e não mais 20 horas/ aula. Desse total, 5 horas/aula devem ser realizadas no período noturno.
Para o motorista que já está habilitado na categoria A (moto) e vai adicionar a categoria B (carro), a carga horária passará de 15 para 20 horas de aulas práticas, das quais 4 horas/aula deverão ser realizadas no período noturno.
Para a proprietária e diretora de ensino de uma autoescola em Votuporanga, Rosa Aparecida Pereira Romero, a nova lei não muda muito no funcionamento das aulas. “Acho que nem seria necessário mais aulas, aqueles que já sabem dirigir, por exemplo, 20 aulas já é o suficiente. O que vai mudar é o valor, pois ficará R$175,00 mais caro”, disse.
O curso teórico, exigido apenas para quem vai obter a 1ª habilitação, não teve a carga horária alterada, permanecendo com 45 horas/aula. O passo a passo do processo de habilitação e adição de categoria pode ser consultado no portal do Detran-SP (www.detran.sp.gov.br), na área de “CNH-Habilitação”.