Pacientes contam que estão agendando hemogramas para daqui cinco meses; Secretaria de Saúde diz que não sabia do problema
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O agendamento de um dos exames laboratoriais mais comuns e simples gerou preocupação aos moradores atendidos pelo Consultório Municipal “Dr. Joel Pereira dos Santos”, no Residencial Colinas. As pessoas que procuraram por atendimento médico nos últimos dias conseguiram marcar a coleta do sangue somente para o mês de junho deste ano. A Secretaria Municipal de Saúde diz que não sabia do problema.
A mãe de uma paciente, que preferiu não se identificar, contou que sua filha, que tem problemas na tireoide, foi ao médico na quarta-feira (28) e teve o seu exame marcado para o dia 1° de junho. “Falaram lá no postinho que o município está com poucos recursos e que aumentou a quantidade de pessoas sendo atendidas. A indicação do médico é que minha filha faça o exame a cada três meses para poder controlar o uso de sua medicação”, explicou.
De acordo com a mãe da paciente, até o final do ao passado, não demorava mais de 15 dias para fazer o hemograma. “Agora, ela tem que esperar, porque não pode pagar, mas se fosse examinada mais rápido, facilitaria o controle do seu problema de saúde” disse.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que não havia sido avisada sobre os problemas enfrentados pelos pacientes para a realização de exames no Consultório Municipal “Dr. Joel Pereira dos Santos”, no Residencial Colinas. A situação foi verificada pontualmente nesta unidade de saúde após contato com todas as unidades do município.
Ciente da situação, a Secretaria afirmou que todas as providências estão sendo tomadas para a agilizar tal procedimento.
Serviço
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há uma cota destinada pela Santa Casa no valor de R$66.625,85 mensalmente para a realização dos exames. Já a cota do Laboratório Municipal é de 4.960 exames.
Os principais exames realizados são: colesterol total e frações, glicemia, urina I, parasitológico, creatinina, PSA, ureia, hemograma, trglicerídeos, ácido úrido, TSH, entre outros.
Os recursos para o pagamento destes exames são provenientes dos governos estadual e municipal; eles são realizados na Santa Casa e Laboratório Municipal. O investimento mensal do município neste serviço é de aproximadamente R$13.688,17.