Dona Valentina participa atentamente da oficina de teatro
O começo de ano para os idosos que frequentam o Cras Sul (Centro de Referência de Assistência Social) começou a todo vapor e uma série de atividades que integram a programação do Centro de Referência começaram a ser desenvolvidas. A principal delas, é uma parceria realizada com o Senac que oferece aos 84 participantes do projeto, oficinas de teatro.
As dinâmicas são realizadas quinzenalmente entre os três grupos que frequentam o local. A responsável pela oficina, Isabela Preto Junqueira, explicou que os grupos são muito participativos e que a cada dia a dinâmica acontece de maneira diferente. “É bonito ver como eles chegam aqui e ficam a vontade. As histórias acontecem, eles se abrem e contam sobre suas experiências. Poder contribuir para que isso aconteça é uma das melhores experiências que pude ter”, contou.
No último encontro o desafio do grupo era contar boas histórias, para isso juntavam-se em duplas para que interagissem com o outro. As histórias renderam, uma delas é de Valentina Pinatti Alves, 75 anos. Ela contou que conheceu seu atual companheiro em um dos encontros. “Antes de começar a frequentar o local, eu tinha depressão por causa da morte da minha filha”, falou a aposentada.
Já Elizabeth Costa Nakamoto, 73 anos, e Akio Nakamoto, 80 anos, frequentam o local juntos, são casados há 59 anos. “Lavei roupa cedinho, antes de vir para cá. Não aguento ficar parada em casa”, disse Elizabeth.
Um trabalho semelhante já foi realizado nos Cras Norte e Leste no ano passado, que juntos atendem 93 idosos.
A coordenadora do Cras Sul, Lucivaine Galan Saraiva, explicou que o serviço é aberto a toda a comunidade. Para quem se interessar, basta se dirigir até o local para fazer o cadastro.