Fiscalização começa a valer a partir de quinta-feira na Euclides da Cunha, no km 516, e na Péricles Belini, no km 127
Velocidade máxima para veículos leves é de 110 km/h na SP-320
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) informou que foi publicada, no Diário Oficial do dia 31 de dezembro de 2014, a homologação de três novos pontos de fiscalização de velocidade, na rodovia Euclides da Cunha (SP-320) e na rodovia Péricles Belini (SP-461), em Votuporanga. O dispositivo de Fernandópolis também começa a funcionar. A operação de fiscalização será iniciada a partir da 0h desta quinta-feira, 08.
A estrada SP-461, parcialmente duplicada pelo governo do Estado, vai ter apenas um radar no km 127, no perímetro urbano de Votuporanga, sentido Nhandeara. A velocidade permitida regulamentada para a via será de 80km/h para os veículos.
Já na Euclides da Cunha começam a funcionar os radares dos quilômetros 516, em Votuporanga, e 551, em Fernandópolis. A velocidade da via é 110km/h para veículos leves e 90km/h para veículos pesados.
De acordo com o Departamento, os radares se fazem necessários, pois estudos técnicos apontaram os pontos de maior desobediência aos limites de velocidade. Os equipamentos serão homologados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
“É importante ressaltar que as vias encontram-se bem sinalizadas, com placas indicando o limite de velocidade e a fiscalização eletrônica no trecho”, informou o órgão.
Os equipamentos foram homologados conforme a Resolução 396, de 13/12/2011, do Conselho Nacional de Trânsito-CONTRAN e Portaria SUP/DER-039 de 18/06/03, devidamente aprovados e registrados pelo INMETRO.
Euclides da Cunha
Recentemente, a Euclides da Cunha recebeu conceito ótimo com relação ao seu estado geral. A via que possui 187 quilômetros de extensão, teve uma sua recente duplicação. Segundo a CNT (Confederação Nacional dos Transportes), a pista entre Mirassol e a ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná, apresenta ótimas condições, inclusive na infraestrutura de apoio, borracharias, oficinas mecânicas, postos de combustíveis e restaurantes e áreas de descanso. Estado geral da pista, pavimento, sinalização e a geometria foram considerados ótimos.
Péricles Belini
Já a Péricles Belini recebeu o conceito regular, ela teve 3,6 quilômetros de pista duplicada, juntamente com a obra da Euclides da Cunha. Porém, a melhoria não foi suficiente para garantir a ela uma boa classificação da Confederação Nacional dos Transportes, que considerou o estado geral da pista, o pavimento e a sinalização como regulares e a geometria como boa.
Além disso, a quantidade de borracharias, concessionárias de caminhos ou ônibus, oficinas mecânicas, postos de abastecimento e restaurantes foi considerada insuficiente. Não consta no documento, mas até mesmo a duplicação recebe críticas dos moradores da cidade, já que, até o momento, não foi resolvida a situação do acesso para bairros da região oeste do município.