Capela de Votuporanga celebra data com missa e
presença de uma companhia de Folia de Reis
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Hoje é comemorado o Dia de Santos Reis que, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de “alguns magos do oriente”. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e são retirados todos os enfeites de Natal.
A Capela de Santos Reis em Votuporanga terá uma programação especial no dia de hoje. Às 19h30, começa uma missa, com a presença da Companhia de Reis Garça Branca cantando durante a celebração. Após a missa terá a tradicional “Noite do Pastel”, no salão ao lado da capela. No sábado, domingo e ontem houve o tríduo com celebrações para o dia de hoje.
O padre Geomar Alves dos Santos, da paróquia Santa Luzia, que coordena os trabalhos da capela de Santos Reis, comentou sobre a data. Ele contou que, na verdade, de acordo com a bíblia, não são reis magos, e sim visitantes de fora que sabiam de um nascimento especial.
“Eles tinham conhecimento sobre o céu, como se fossem os astrônomos de hoje e seguiam uma estrela, que apontou onde nasceria a criança. Eles tinham a crença de que quando esta estrela aparecia, nasceria um rei. Pela tradição, então, ficaram conhecidos como magos do oriente, Baltazar, Belchior e Gaspar”.
Quando os magos visitaram o menino Jesus levaram três presentes, cada um com um significado. “O primeiro é o ouro, que representa que a criança será um rei. O segundo presente é um incenso, que é utilizado nos templos como a elevação da oração a Deus, tornando assim o recém-nascido em uma espécie de divindade. Por fim, o último presente é a mirra, que é uma mistura de resinas com perfume e servia para banhar os mortos antes de serem enterrados, profetizando assim que um dia Jesus iria morrer”, disse o padre Geomar.
Ele também falou que, de acordo com a tradição brasileira, com o folclore se formaram as companhias de reis. “Elas trazem vários integrantes como os palhaços, e cada um tem um significado”.
Companhias
Votuporanga possui quatro Companhias de Reis cadastradas pela Secretaria de Cultura, que são: Cia de Reis Baiana de Votuporanga, Cia de Reis Estrela de Natal, Cia de Reis Garça Branca e Cia de Reis Viagem para Belém. A Secretaria de Cultura irá se reunir ainda essa semana com os integrantes das companhias para definir um dia de encontro.
Iraclides de Souza Pimenta, que comanda a Companhia Garça Branca, levará sua turma para a capela de Santos Reis hoje para cantar na missa que será realizada. “Tenho muito orgulho de estar à frente dos trabalhos da companhia há 26 anos, embora ela exista a 37. Nesses meses de dezembro e janeiro não paramos, todo final de semana estamos nos apresentando em algum lugar. Ao todo são 46 pessoas que fazem parte do grupo, que se divide entre Folia de Reis, Divino e São Gonçalo”, disse.
Folias
A “Folia de Reis” é uma festa religiosa católica de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.
No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, “Dia de Reis”, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.
A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.