Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura de Votuporanga abriu um pregão para a contra-tação de uma empresa para realização de ações de controle vetor da Leishmaniose e outros, durante período de oito meses. A entrega dos envelopes foi no dia 19 de dezembro, às 14h. Ontem, a Administração publicou um edital informando que a empresa Proseg Impermeabilizadora e Dedetização Ltda, está intimada a apresentar contrarrazões aos recursos administrativos apresentados, no prazo de três dias.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a empresa vencedora deste pregão fará a nebulização no entorno de casos humanos positivos, manejo ambiental, censo canino, encoleiramento preventivo à leishmaniose e coleta de sangue em animais domésticos para diagnóstico da doença.
No ano passado, o município notificou 14 casos da doença em humanos, sendo 11 positivos, e um veio a óbito. Já em animais, 15.887 foram notificados e 2.023 tiveram o resultado positivo.
A leishmaniose visceral é uma doença grave e se não for tratada pode levar a morte com tratamento em torno de 20% a 95% dos casos humanos. As principais vítimas são crianças e idosos, mas a doença também acomete principalmente os cães.