“Setor de serviços cresceu 6,29%”, ressaltou secretário Diogo Mendes Vicentini, em audiência pública
Jociano Garofolo
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Votuporanga, Diogo Mendes Vicentini, prestou ontem contas sobre sua atuação na pasta, durante audiência na Câmara de Vereadores, referentes ao quarto trimestre de 2014 e, consequentemente, sobre os números finais do ano. O tema principal das perguntas dos vereadores foi o emprego e ações da Prefeitura para cria novas vagas.
Em seu discurso, sob olhares atentos dos vereadores Osvaldo Carvalho, Jurandir Benedito da Silva, Osmair Ferrari e Walter José dos Santos, Diogo comentou o recém-divulgado balanço do emprego em Votuporanga, que fechou com diminuição no crescimento das vagas, um saldo de 224 em 12 meses.
Ele mostrou dados que mostram que a situação na queda dos postos de trabalho não é exclusividade de Votuporanga, que segundo ele está melhor que outras cidades da região. No balanço apresentado por Diogo, foi mostrado que o setor que mais contratou em 2014 foi o de serviços. “Dezembro foi negativo em todos os estados do Brasil. O balanço de 2014 mostra que todos os setores de atividade econômica apresentaram declínio. Em Votuporanga o setor de serviços foi positivo, cresceu 6,29%”.
Foram 3585 novas vagas, 3126 demissões, com saldo final de 450 contratações. Outros setores não tiveram tal desempenho, como, por exemplo, as indústrias de transformação. Foram criadas 3359 vagas, com 3617 demissões, saldo negativo de 258.
Vicentini foi questionado pelo vereador Jura sobre previsão de entrega do 7º e 8º Distritos Industriais. “O oitavo, no Monte Verde, apresentou demora na regularização da área, que era destinada para comércio inicialmente e foi transferida para a indústria. O sétimo será regularizado em fevereiro”.