Diretora do Procon, Andréa Isabel da Silva Thomé, alerta sobre as principais queixas da população no município
Andréa Isabel da Silva Thomé, diretora do Procon da cidade
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Os problemas mais comuns que são levados até o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Votuporanga são sobre a telefonia como quebras de contrato, multas e valores cobrados indevidamente. Já no setor financeiro, as queixas são sobre serviços contratados sem permissão, cobranças indevidas de tarifas e negociação de dívidas.
A diretora do Procon da cidade, Andréa Isabel da Silva Thomé, esteve ontem no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, e alertou os consumidores sobre as empresas que são mais reclamadas pelos consumidores. Ela apresentou um ranking dos atendimentos da unidade dos últimos 60 dias.
Liderando as reclamações está o grupo Vivo Telefônica, com 700 atendimentos. “O que tem me alarmado muito é que não só estamos recebendo reclamações das compras de Natal, nesta época, mas também da telefonia, então não é mais algo sazonal, as reclamações estão se acumulando e, principalmente, contra o grupo Telefônica/Vivo, que já liderou o ranking no ano passado, no mesmo período”, disse Andréa.
Em segundo lugar de reclamações aparece o grupo Claro/Net/Embratel, com 511 solicitações, e em terceiro a Sky Serviços Ltda. “Este é um serviço que tem se popularizado muito, mas que bom seria se tivesse qualidade, cumprindo com aquilo que eles oferecem, porque todos querem ter acesso a vários canais”.
Andréa disse que algumas das maiores reclamações de alguns dos serviços da Sky são as cobranças indevidas, depois de cancelamento. “Às vezes também cobram por outro serviço que o cliente não contratou. Mas o consumidor não tem que provar nada, quem tem que provar se o serviço foi contratado ou não é a empresa, por meio de contratos assinados. Também por meio da gravação telefônica, onde vemos que os atendentes tentam ludibriar oferecendo outros planos vantajosos, mas que não cumprem”.
Em quarto lugar aparece o grupo Itaú/Unibanco, que integra o seguro da garantia estendida. “As pessoas acreditam que terão vantagens com a assinatura desses contratos. Se o fabricante em primeiro momento alegar o mau uso do produto, ele não vai conseguir o direito do reparo por meio da garantia estendida. As pessoas, muitas vezes, estão sendo enganadas porque quando vão fazer a compra, já vem embutida a garantia estendida, se não quiserem, cancelem que vocês têm direito, pois o número de reclamações deste serviço tem aumentado”.
Andréa contou que os rankings sempre trabalham com grupos, pois cada instituição pode ter cinco ou seis atrelados a eles. O Procon faz essa junção para que não fiquem isolados e possuir um índice de reclamações mais preciso.