Da Redação
Como já é de costume, o mês de janeiro para as papelarias, bazares e lojas de variedades que vendem material escolar, é de grande fluxo de consumidores, bem parecido com a época natalina, que para o comércio em geral é a melhor data do ano.
No caso das lojas de materiais escolares, janeiro é o mês que traz grandes expectativas quanto ao número de vendas, criando uma chance de recuperação de um ano que foi de resultados não tão positivos para a economia, incluindo o comércio.
Para Joaquim Alvito, proprietário da Impress Papelaria, empresário do ramo há muitos anos, ele espera alcançar um número pelo menos igual ao ano passado em percentual de venda. “Se nos empatarmos com relação ao que vendemos no ano anterior, está excelente, não temos muitas expectativas de crescimentos em percentual, até por que, já sabemos mais ou menos o que atingimos de resultado. Já os preços estão razoáveis, respeitando o esperado, que era um aumento compatível com a inflação”, disse.
Para o consumidor, o repasse em produtos escolares pode chegar até a 8% com relação ao mesmo período do ano passado, por isso, o recomendado é fazer uma pesquisa de mercado antes de realizar as compras.
A proprietária da Master Papelaria, Sanderlene Feijó Morini, conta que espera um crescimento de no mínino 10% nas vendas para esse período. “Temos clientes de diversos lugares, como Mato Grosso, São Paulo e Campinas, além do nosso comércio local e pela imensa variedade de produtos que oferecemos temos a expectativa de crescimento. Além de novos clientes, esse ano, por exemplo, nos preparamos com dois novos funcionários para a temporada e antecipamos a chegada de mercadorias comuns e as com os personagens preferidos das crianças”, contou.