O Governo Federal encaminhou para Votuporanga apenas uma médica cubana que chegou ao município em abril de 2014
Marlene de La Caridad Pérez Sánchez é a única médica cubana que veio pelo programa para Votuporanga
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a vinda de dois médicos do programa Mais Médicos, ainda do edital lançado no ano passado. O Governo Federal encaminhou para Votuporanga apenas uma médica cubana, Marlene de La Caridad Pérez Sánchez, que chegou ao município em abril de 2014.
De acordo com a Secretaria, já foi reafirmado o pedido por meio de ofício solicitando a vinda dos outros dois profissionais. Atualmente a rede de saúde de Votuporanga conta com 50 plantonistas (urgência e emergência), 19 generalistas, 14 pediatras, 13 clínicos, 9 ginecologistas, 7 médicos de referência, 1 infectologista e 3 médicos que atuam na Vigilância em Saúde/ Regulação e Gestão, somando um total de 116 profissionais.
A Secretaria de Saúde não contrata médicos para atuar em especialidades da atenção secundária, pois esses serviços em Votuporanga, de acordo com as especificações do SUS, são ofertados pelo Estado, por meio do AME (Ambulatório Médico de Especialidades).
A gestão da saúde pública é de responsabilidade municipal, estadual e federal e os serviços do SUS se articulam em redes de atenção à saúde nos princípios da universalidade, equidade e integralidade.
Atendimentos
Em 2009, a saúde municipal fechou o ano com 228.897 atendimentos médicos. Já em 2014, este número subiu para 309.961, um aumento gradativo dos serviços médicos prestados em Votuporanga.