A 44ª edição do horário termina à 0h de domingo e diminuiu em 0,55% o consumo de energia na área de concessão da Elektro
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
A 44ª edição do horário de verão encerra à 0h deste domingo, 22 de fevereiro, e com a economia gerada nas 228 cidades atendidas pela Elektro poderá abastecer Votuporanga por 33 dias. Foram 32 GWh de energia economizadas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, equivalentes a 0,55%. No horário de ponta, a redução foi de 4,6% na demanda de energia.
Com essa redução, ocorre melhoria na qualidade e maior segurança no fornecimento de energia elétrica. Outro benefício verificado com o horário de verão é a queda na demanda máxima do sistema elétrico no horário de pico. Isso alivia o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de energia, principalmente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, onde o consumo é mais elevado. Na área de concessão da Elektro, a redução da demanda foi de 130 MW, o que representa uma queda de 4,6%.
Para quem gosta dos dias mais longos, com luz natural até às 19h, 19h30, está chegando a hora de se despedir do horário de verão. “Gosto desta época, pois consigo sair para fazer caminhadas quando chego do serviço e ainda está de dia. Também é bom pela economia de energia, por mim seria o ano todo assim”, disse o funcionário público Moacir Trindade, de 42 anos.
O horário de verão visa redução do pico de demanda do sistema elétrico brasileiro. E a soma de alguns fatores, como a mudança de comportamento dos consumidores, o término do expediente de trabalho ainda com luz natural, associado ao início da utilização da iluminação pública um pouco mais tarde, acarreta uma queda do consumo de energia, principalmente, no horário de pico.