Jociano Garofolo
Em tempos de crise hídrica em vários estados do Brasil, e reajuste do preço da água em discussão em Votuporanga, um comerciante da cidade encontrou, dentro de casa, uma maneira de economizar até 600 litros de água por semana. Ele criou um sistema para reaproveitar água da máquina de lavar para outros afazeres domésticos.
Airton Baptista, 47 anos, que trabalha no ramo de tintas, criou há cerca de dois anos, de um modo muito simples, um mecanismo usando mangueira, uma bomba e um latão. A ideia é bem simples. Ele reaproveita a água usada na máquina de lavar, aproximadamente 600 litros por semana, para lavar o quintal e outros tipos de serviços.
Após ser usada, a máquina envia a água para o latão. Em seguida, a bomba entra em ação e o líquido é reutilizado. Segundo ele, a economia é muito grande, e a última conta de água paga, apesar do reajuste de 15,5% da Saev Ambiental no final do ano passado, foi de R$33.
A ideia de Airton surgiu ao observar a esposa lavando roupa, e depois desperdiçando a água usada, enquanto ele usava água limpa para a limpeza da casa. “Na época que montou o dispositivo, nem imaginava que seria tão útil, dois anos depois”, afirma o comerciante.