Depois de receber reclamações, vereador entrou em contato com serviço, que garante analisar situação de Votuporanga
Escritório de Votuporanga atende também cidades da região
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A dificuldade dos usuários do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) em Votuporanga de conseguir agendar exames clínicos fez com que eles procurassem a Câmara Municipal. O vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso buscou a instituição com a intenção de conseguir melhorias para os atendidos. Em resposta, Roberto Baviera, chefe de gabinete do Iamspe, disse que está tomando providências para adequar a oferta do serviço à demanda do município.
Recentemente, Meidão foi procurado por usuários da autarquia estadual que demonstraram indignação pela falta de atendimento com relação à realização de exames clínicos solicitados pelos seus médicos. Por isso, ele pediu ao órgão que aumente, com urgência, a cota de exames para o município.
“Sempre busquei defender de forma incessante um atendimento de qualidade para os diversos servidores estaduais votuporanguenses, seus dependentes e agregados, que são usuários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual”, disse o vereador.
Meidão destacou que a situação está gerando diversos transtornos. “Sabemos que para se ter um diagnóstico preciso em certas patologias, faz-se necessária a realização de exames clínicos. Não podemos admitir que esses servidores, seus dependentes e agregados sejam prejudicados, já que os mesmos pagam uma boa mensalidade para manter esse sistema de atendimento”.
O vereador destacou ainda que depois do Carnaval irá até São Paulo para reforçar o seu pedido. “Vou conversar pessoalmente. Quero a garantia de mais exames para a cidade e toda a região que é atendida aqui”, disse.
Meidão comentou ainda que mesmo oferecendo ao médico R$34 por consulta, o Iamspe terá dificuldades para encontrar profissionais interessados em se cadastrar para o serviço. “Há médicos que não gostam de atender por institutos de assistência médica e convênios”, finalizou.
Melhorias
O chefe de gabinete do Iamspe disse ainda que está avaliando a possibilidade de expandir o credenciamento de empresas prestadoras de Serviços de Apoio, Diagnóstico e Terapêutico (SADT) na cidade a partir do próximo ano.
Ele destacou ainda que atualmente o instituto está com o edital aberto em Votuporanga para credenciar interessados em oferecer consultas em consultórios ou clínicas nas seguintes especialidades: clínica médica, gineco-obstetra, pediatria, cardiologia, oftalmologia, ortopedia, endocrinologia e metabologia, otorrinolaringologia, geriatria, gastroenterologia e psiquiatria. Há vagas para credenciamento de médicos interessados em atender também nas especialidades de cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, neurologia, pneumologia, alergia e imunologia.
O Iamspe
Os servidores públicos do Estado de São Paulo, seus beneficiários e agregados têm direito à assistência integral à saúde mediante a contribuição ao Iamspe, que é descontada diretamente no holerite ou demonstrativo de pagamento.
Para utilizar efetivamente a assistência médico-hospitalar oferecida pelo sistema, todos deverão estar inscritos no cadastro Iamspe. O desconto de 2% pago pelo contribuinte inclui filhos, cônjuge ou companheiro (a).
Hoje, a rede de atendimento do Iamspe está presente em aproximadamente 200 municípios paulistas, beneficiando 1,3 milhão de usuários.