O jovem empresário Matheus Rodero, mais um dos sócios do Oba! disse que está envolvido com a maior festa do país, desde 1999, quando passou a fazer parte da organização do antigo trio elétrico Vangrog. “O Carnaval é uma época de muita alegria, de rever os amigos e também traz muitos benefícios para a cidade. Há anos, Votuporanga é reconhecida por organizar bons eventos carnavalescos; temos esse perfil e eu acredito que isso é muito bom para nossa cidade, como um todo. Com o passar do tempo e o investimento dos blocos, hoje a festa de Votuporanga tomou proporção nacional, sendo um dos melhores do país. É muito gratificante ter acompanhado esse crescimento”, disse.
Ele acompanha todos os momentos da folia, assim como todos os sócios. “Essa dedicação começa muito antes, porque é uma festa que exige um intenso trabalho e atenção. Nos dias do Carnaval, essa atenção é ainda maior para que tudo saia conforme planejamos”, completou.
Matheus também falou sobre como decidiu se juntar com os outros colegas e profissionalizar o Carnaval, tornando-o uma festa desta grandeza. “Percebemos que os blocos de rua ganhavam cada vez mais adeptos e que Votuporanga começava a atrair pessoas de outras cidades. Por isso, buscamos a profissionalização com a união dos blocos Miguelitros, Pumzão, Toten e Vangrog para pensarmos juntos em algo maior, que atendesse à expectativa de todos e pudesse crescer para ser capaz de receber uma demanda ainda maior de foliões, sem perder a qualidade. Era preciso muito investimento, dedicação e trabalho. O grupo aceitou o desafio e unimos forças para criar e manter até hoje o Bloco Oba!”.
Neste ano, o grande salto de qualidade foi a vinda de Ivete Sangalo. “Esperamos um ano diferenciado em vários aspectos: formato da festa, horários, inovação na estrutura e muitos outros fatores. Com a vinda da Ivete, acreditamos que este deve ser o ano em que vamos atrair ainda mais pessoas de outros estados, ampliando o raio de divulgação do nome de Votuporanga. As expectativas são as melhores possíveis”.
Matheus ainda finalizou contando que realizar o Bloco Oba! é um grande desafio. “Queremos agradecer desde já lideranças locais, nossos amigos de trabalho, familiares que nos apoiam e ao público que acredita na nossa festa. Levar o nome de Votuporanga para todo o Brasil é muito bom porque contribui para a divulgação positiva da imagem do município, atraindo investidores. Sabemos que Votuporanga é uma cidade muito receptiva e alegre, por isso desejamos que todos acolham os turistas e também aproveitem conosco esses cinco dias de festa”.
Alessandro Possoni também tem uma filha, mas consegue curtir um pouco
O empresário Alessandro Possoni também é um dos sócios do bloco e disse que o Carnaval sempre esteve presente em sua vida. “Antes mesmo de entrar no Vangrog, um dos blocos que deu origem ao Bloco Oba!, eu já fazia parte de outros blocos de Carnaval de Votuporanga, que na época era uma tradição da juventude se reunir com seus grupos, em casa de amigos para depois seguir para o Carnaval nos clubes”, disse.
Ele contou que todos da organização estão presentes em todos os dias do Bloco Oba!, porém como cada um tem sua responsabilidade com uma parte do evento. “Praticamente não curtimos. Eu mesmo começo curtir com um pouco mais de tranquilidade na segunda-feira quando o Carnaval está quase no final”.
A oportunidade de negócio na folia vem desde quando outros blocos existiam na cidade. “Quando tínhamos os blocos Vangrog, Alcoolponi Toten, Miguelitros e Pumzão, todos já recebiam foliões de fora de Votu, porém éramos muito amadores e, sem força para negociar com bandas e patrocinadores. Como nós do Vangrog e o pessoal do Alcoolponi Toten já realizávamos o Carnavotu juntos, tivemos a ideia de profissionalizar o Carnaval e montar o Bloco Oba!”.
Filha
Possoni também tem uma filha pequena, que adora músicas e agitos. “Tenho uma filha de quatro anos que é doida por música e festas, ela adoraria ir no Carnaval, porém pela idade e pela quantidade de aglomeração de pessoas não a levamos. Então, procuramos deixar ela com os avós, apesar de ficar contrariada, ela entende que ainda não pode ir.
Já sobre a vinda de Ivete Sangalo, que é o assunto mais falado no momento, o empresário disse que ficou surpreso com o sim da baiana. “Nosso Carnaval já tomou proporções nacionais e, com isso, nossos concorrentes também são nacionais. Todos os anos nos preocupamos em negociar com artistas renomados. Os participantes do evento buscam pelo novo, pelo referencial para voltar ao evento”.
Ele disse que a ideia de trazer a Ivete Sangalo para o Oba! surgiu em uma das reuniões, porém, em um tom de brincadeira. “Falamos: ‘Por que não convidamos a Ivete?’ Todos riram, porém ficou no ar. Já temos o não, vamos tentar o sim. A partir daí, o Matheus Rodero, também organizador do evento, entrou em contato com o empresário dela e fez uma consulta. Passaram-se alguns dias e, para nossa surpresa, recebemos uma resposta positiva. Com certeza isso é um grande marco para o Carnaval de São Paulo e muito mais para Votuporanga, a maior atração do Carnaval de Salvador participará de um dia de Carnaval em Votuporanga. Tudo isso é reflexo do carinho que ela tem por Votuporanga e pelo prestígio que o Bloco Oba conquistou nesses nove anos de existência”, contou.
Em todos os anos recebemos foliões de todas as partes do Brasil e até de outros países. Todos são unânimes em dizer que a população votuporanguense é muito acolhedora e gentil, e que a cidade realmente é maravilhosa, isso nos deixa orgulhosos, pois todos lutamos pelo crescimento de nossa cidade e isso nos mostra que estamos no caminho certo.