Quem optar pelo pagamento da parcela única terá desconto de 5%; vencimentos serão nos dias 12, 14, 16 e 18 de março
Cerca de 45 mil carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) começam a ser distribuídos nesta semana em Votuporanga. A entrega segue durante todo o mês de fevereiro e as pessoas que não o receberem até o início de março deverão procurar a Central de Atendimento da Prefeitura com o carnê do ano passado para retirada. A correção dos valores para 2015 é de 6,58%, que corresponde à inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumido Amplo (IPCA).
Os vencimentos das primeiras parcelas variam entre os dias 12, 14, 16 e 18 de março, conforme o quadrante em que está localizado o imóvel. Os contribuintes poderão optar pelo pagamento à vista com 5% de desconto ou parcelar em até dez vezes, dependendo do valor, em qualquer agência bancária ou lotérica até o vencimento e após o vencimento apenas na Caixa Econômica Federal.
Neste ano quase cinco mil pessoas estarão isentas de pagar o tributo por possuir imóvel com valor venal de até R$ 28.750,00. O valor venal leva em consideração a localização, o valor de mercado, características do imóvel, entre outros fatores e é utilizado para calcular o IPTU.
Também são isentos cidadãos com doenças crônicas, portadores de deficiência física permanente, incapacitados de trabalhar, aposentados ou pessoas que recebam pensão por morte também e possuam somente um imóvel registrado em seu nome e recebam até um salário mínimo por mês. Para isso, estas pessoas devem requerer o benefício junto à Central de Atendimento em no máximo 60 dias da data do primeiro vencimento.
Benefício
Ao pagar o IPTU em dia, a população investe em Votuporanga. É com os recursos arrecadados com este imposto, por exemplo, que é possível investir em um amplo programa de recapeamento asfáltico, que já está em execução e vai recapear 800 quarteirões de ruas até 2016 e beneficiará todos os bairros.
Na área do desenvolvimento, proporcionou a Prefeitura a adquirir áreas e criar novos distritos industriais, gerando aproximadamente 6,5 mil novos empregos nos últimos seis anos. O município também adquiriu áreas e viabilizou a construção de mais de mil casas populares nos últimos anos.
Na educação, os uniformes escolares que os alunos da rede municipal recebem todo ano são adquiridos com recursos próprios e a Prefeitura tem investido na ampliação da rede municipal, já são 28 escolas. Assim como na saúde, que hoje conta com 14 unidades de saúde, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Mini-Hospital do Pozzobon, entre outros.
Os recursos do IPTU proporcionam ainda o investimento na infraestrutura urbana. São novos caminhos que estão contribuindo para a melhoria do trânsito e para o crescimento da cidade, como o prolongamento das avenidas Emílio A. Hernandes, Fortunato T. Granja e José Silva Melo, e as avenidas República do Líbano, Mário Pozzobon e Horácio dos Santos.