Represa abastece 35% da população; produção de água atinge a média de 164 litros por segundo
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A Saev Ambiental, responsável pelo abastecimento de água no município, divulgou ontem que a represa de captação do Córrego Marinheiro, que abastece vários bairros da cidade está assoreada em aproximadamente 50%. A autarquia, por meio de sua assessoria de comunicação informou também que está em busca de recursos para a execução do projeto de recuperação.
As informações foram passadas a pedido do A Cidade, após o vereador Osmair Ferrari, na sessão ordinária da Câmara, realizada na última quarta-feira (18), ter apresentado uma indicação solicitando providências para o desassoreamento da represa, bem como de um lago localizado atrás do Assary Clube de Campo, na rua Paschoalino Pedrazoli.
Sobre o lago, a informação é de que não é de responsabilidade da autarquia. Já à respeito da represa, a Saev tornou público também que no momento, e em curto prazo, o assoreamento não prejudica o abastecimento de água.
Na indicação, Osmair Ferrari solicitou ao superintendente Oscar Guarizo que tome providências para realizar o desassoreamento, como forma de prevenção para evitar falta de água no futuro. “Nossa cidade não está passando pela crise hídrica, mas temos que prevenir e fazer a manutenção. Pessoas procuraram os vereadores e funcionários da Saev, incomodados com a situação”, afirmou. Na sessão, ele apresentou fotos que mostraram várias “ilhas” surgindo no entorno da represa. As laterais estão sendo tomadas pela vegetação.
Represa
A Represa de Captação do Córrego Marinheirinho foi concluída em 1974 e atualmente reserva um volume de água de 480 mil metros cúbicos. Em seus limites estão o Horto Florestal, propriedades rurais que cuidam para deixar o solo com cobertura vegetal, impedida do uso de defensivos, para evitar a contaminação dos dejetos na represa e o assoreamento; não há eutrofização, isto é, todo o ecossistema está em equilíbrio.
O bairro São Cosme e São Damião, nas proximidades, teve seu esgoto canalizado e desviado a jusante da represa. Em suas nascentes estão águas de boa qualidade, onde podemos citar as do Marinheirinho no Sítio Garcia, Sítio Dan, Sítio Sanches, as nascentes das Represas das Fazendas Três Irmãos e Alvorada, Estância Esperança, Sítio Cruz, Sítio Amazonas, Mina da Mata da Fazenda Favaro.
A água da represa é tratada e reservada na Estação de Tratamento de Água, onde recebe é preparada até chegar ao consumidor. A produção de água atinge a média de 164 litros por segundo, sendo responsável pelo abastecimento de 35% da população.