Uma outra situação que atinge Votuporanga é com relação às escolas que funcionam à noite
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Os estudantes da rede estadual das unidades de Votuporanga ainda não receberam os kits com o material escolar. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o pregão para aquisição do kit escolar teve início em 2014, mas foi suspenso pela justiça em decorrência de recurso por parte de uma das concorrentes. Porém, agora, o certame foi finalizado.
A Secretaria de Educação destacou ainda que cumpriu todos os trâmites legais e a entrega dos kits escolares já teve início em alguns municípios. Em breve, os alunos de Votuporanga devem ser atendidos também.
Educação à noite
Uma outra situação que atinge Votuporanga envolvendo a rede estadual de educação é com relação às escolas que funcionam à noite. Das nove unidades instaladas no município, cinco delas possuem o período e atendem uma média de 960 alunos.
A não manutenção das aulas em todas as escolas no período noturno faz com que os jovens que precisam estudar à noite tenham que sair correndo do trabalho para conseguir chegar na aula à tempo.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, todos os estudantes interessados em estudar à noite são atendidos, porém, nem todas as escolas funcionam neste período. Para a abertura da unidade é avaliada a demanda e o Governo do Estado tenta manter ao menos uma escola aberta por região da cidade à noite.
Silvia Ribeiro de Souza é mãe de Hugo Henrique de Souza Andrade. O rapaz tem 17 anos e está na 3º série do ensino médio. Em 2014, ele foi aluno da escola Cícero Barbosa Lima Júnior, mas precisou se transferir para a Dr. José Manoel Lobo, porque na anterior não é oferecido mais o ensino noturno.
“Nós moramos na Vila Paes, a uns cinco minutos da Cícero. Com a mudança de escola, ficou bem longe de casa, cerca de 40 minutos à pé. Meu marido leva e busca ele para dar tempo, porque ele sai às 18h do trabalho e precisa chegar na aula às 19h”, contou Silvia.
“O jovem que trabalha até as 18h não terá como tomar banho, jantar e ir à tempo de chegar na escola às 19h, quando iniciam as aulas. Dessa maneira, ou o jovem trabalha sem estudar ou estuda sem trabalhar pela pouca quantidade de serviço em apenas meio período. Espero que os políticos de nossa cidade e estado adotem as providências necessárias para que sejam concedidas aulas no período noturno, o que vai permitir que nossos filhos possam trabalhar e estudar”, disse Célia Regina.
As escolas que oferecem o período noturno em Votuporanga são: EE. Profª Esmeralda Sanches da Rocha, EE. Dr. José Manoel Lobo, EE. Profª Maria Nívea Costa Pinto Freitas, EE Profª Juraci Lima Lupo e EE. Sebastião Almeida Oliveira.