Meta da Secretaria Municipal de Saúde é chegar a 700 até o dia 17 de abril, o que representa 80% do público alvo em Votuporanga
Campanha visa vacinar meninas entre 9 e 11 anos e mulheres entre 9 e 26 anos HIV positivas
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Até o momento, 498 meninas de 9 a 11 anos já foram imunizadas contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). Também recebem a vacina mulheres entre 9 e 26 anos HIV positivas. O número está próximo da meta da Secretaria de Saúde do município, que é vacinar 700 meninas aproximadamente, o que equivale a 80% do total do público alvo.
Desde o início de março, as adolescentes podem tomar a vacina gratuitamente contra o HPV nas escolas do município em horário de aula ou em uma das 14 salas de vacinação dispostas nas unidades de saúde, das 7h às 16h30. A vacina contra o HPV já faz parte do calendário de vacinação do SUS, porém, o Ministério de Saúde pretende intensificar a campanha para ampliar a cobertura entre as jovens. A imunização previne contra o surgimento do câncer de colo do útero.
Na campanha do ano passado foram vacinadas garotas de 11 a 13 anos. “A meta é vacinar 80% deste total. As meninas deverem levar o cartão de vacinação e um documento com foto no ato de vacinação”, diz a enfermeira responsável pelo setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Danieli Fortilli.
Além das meninas de 9 a 11 anos, mulheres vivendo com HIV de até 26 anos de idade também terão acesso à vacina. “Essas mulheres têm até cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de colo do útero”, explicou a enfermeira.
A ação segue até o dia 17 de abril e é promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde.
HPV
No Brasil, são cerca de 18 mil novos casos de câncer do colo do útero por ano, segundo o Ministério da Saúde. A doença é uma causa constante na morte entre as mulheres, trata-se do terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas durante a relação sexual.