Apesar da alta do dólar, empresas estão otimistas para que a saída de ovos de chocolate seja positiva neste ano
Prateleiras dos supermercados já estão abastecidas com diversos modelos de ovos de Páscoa
Nathalia Almeida
nathalia@acidadevotuporanga.com.br
A menos de 20 dias para a Páscoa, os empresári os do ramo alimentício de Votuporanga esperam superar a alta do dólar para que as vendas alavanquem.
Neste ano, a data é comemorada no próximo dia 5 de abril, porém os supermercados já estão se programando para que a expectativa de vendas aconteça da melhor maneira. Isso é o que disse o vice-presidente e diretor de Regionais e Distritais da Apas, Renato Martins, “Apesar das indústrias de chocolate terem produzido de 15% à 20% a menos, a expectativa é positiva para a venda de outros produtos, como os pescados. Espera-se recuperar o déficit dos ovos de chocolate, com esses outros itens”, disse.
Já em relação ao ano passado, Renato disse que até o momento o setor tem mantido o faturamento.
O gerente comercial, André Luis Marquette, também confirmou essas expectativas, “Devido à alta do dólar percebi que o movimento está mais parado, porém notamos que os ovos infantis são os mais procurados”, afirmou André.
O advogado João Francisco, confirmou o que disse André, no momento que a reportagem do A Cidade o entrevistou, ele estava escolhendo um ovo de páscoa infantil para sua filha pequena. “Sempre procuro levar um ovo pequeno para minha filha, com as crianças não temos para onde fugir, elas pedem e temos que comprar. Quando a Páscoa se aproximar, terei que comprar outros”, contou.
Já outros consumidores estão achando os preços salgados, o autônomo Vicente Elias, disse que está pesquisando antes de comprar. “Estou cogitando comprar ovos de Páscoa por encomenda, porque está muito caro. Os artesanais saem mais em conta”, disse.
Expectativa
Diante de um desempenho abaixo do esperado no Natal de 2014, o setor supermercadista paulista não vê com otimismo o período de Páscoa para este ano. Segundo o departamento de Economia e Pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercados), as vendas de produtos de Páscoa nos supermercados deverão crescer entre 6% e 8%.
Apesar de as vendas no setor supermercadista ainda estarem positivas em relação a 2014, mesmo que em ritmo de desaceleração, a percepção é de um ano difícil, com crescimento baixo ou até nulo. “O quadro de inflação alta, somado aos juros em elevação, aumento de impostos e corte de despesas do Governo, impacta diretamente a confiança, as expectativas do setor e o poder de compra da população”, afirma o economista da Apas, Rodrigo Mariano.