Motoristas terão até 1º de julho para adquirir o extintor ABC, com risco de multa e pontos na habilitação
Isabela Jardinetti
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) atendeu ao pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, apresentado no início do mês de março ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), para prorrogar por mais 90 dias a exigência dos novos extintores veiculares ABC. Essa decisão foi tomada durante a reunião do Conselho nesta quarta-feira (25/03). Com a publicação no Diário Oficial da resolução 521/2015, a nova data será 1° de julho de 2015.
O motivo para essa prorrogação é a falta do equipamento de segurança para venda no mercado. O Ministro Kassab e o Denatran querem garantir que os motoristas não sejam prejudicados diante da dificuldade de adquirir o equipamento de segurança.
Em Votuporanga empresas especializadas em extintores e postos de combustíveis estão sem o produto para oferecer aos clientes. O motivo segundo eles é que as indústrias não estão dando conta de produzir conforme a demanda.
“Essa lei é de fevereiro do ano passado, mas como todo brasileiro deixa para última hora, no fim do ano foi aquela loucura. Chegamos a comprar mil extintores, que foram vendidos em dois dias, agora, os fornecedores dizem que não tem nem para carros zero, por isso não conseguem nos atender”, disse o gerente de um posto de combustível da cidade, que também informou que a procura continua grande.
Já o representante de uma empresa especializada no produto afirmou que não se encontra o extintor ABC em nenhum lugar do país. “Aparece todos os dias gente querendo comprar, e nós sem o produto, é difícil”, disse.
Outra loja de extintores da cidade também informou que as indústrias estão segurando os produtos, e que a procura continua grande por parte dos motoristas.
Lei
Válida para todo o país, a regra inclui carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada. Esses novos extintores com carga de pó do tipo ABC também são eficazes no combate ao fogo que se propaga por materiais sólidos, como bancos, tapetes e painéis do carro, por exemplo. Equipamentos do tipo BC servem apenas para eliminar chamas causadas por líquidos inflamáveis (gasolina, óleo diesel, querosene, etc.) e equipamentos elétricos (bateria, fiação, etc.).
Multa
De acordo com a lei, se o veículo não possuir o extintor ABC, o motorista leva uma multa de R$ 127,69, 5 pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo para regularização.