Essa alta procura por emprego no comércio pode ser um reflexo das demissões que a indústria realizou desde o começo do ano na cidade
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
De janeiro até o momento, a ACV (Associação Comercial de Votuporanga) já recebeu mais de 200 currículos de pessoas em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Essa alta procura por emprego no comércio pode ser um reflexo das demissões que a indústria realizou desde o começo do ano na cidade.
De acordo com o psicólogo responsável do setor de Recurso Humanos da ACV, Murilo Martins Marcos, por dia a entidade recebe em média de 10 a 20 currículos. “A Associação Comercial sempre recebeu currículos de pessoas interessadas em conseguir colocações no mercado de trabalho, mas houve um aumento atípico no recebimento dos currículos desde o começo do ano, sendo bem provável estar relacionado, de fato, às demissões ocorridas na área da indústria”, contou o psicólogo.
Ele também disse que, inclusive, tem recebido currículos de pessoas, por exemplo, que até então nunca atuaram na área do comércio. “Isto é interessante porque a Associação Comercial lida com empresas de vários segmentos, não estando apenas vinculada exclusivamente ao comércio, portanto, receber currículos com diversas áreas de atuações é um fator positivo, pois, desta forma, é possível atendermos todos os nossos associados”.
Mesmo com a crise, existem estabelecimentos que estão contratando no comércio. “Atualmente, estou realizando um processo seletivo para cinco lojas distintas de Votuporanga, onde serão ofertadas seis vagas. Desde outubro do ano passado o comércio tem mantido uma média de 10 a 15 contratações mensais, realizadas pela ACV. Mas há a possibilidade de ter havido mais, pois algumas empresas possuem setor próprio de RH realizando eles mesmo as admissões”, disse Murilo.
A ACV criou um banco de dados para cadastros de candidatos que estejam interessados em obter vagas nos estabelecimentos comerciais da cidade. Os currículos são recebidos, datados e separados de acordo com os cursos, especializações, conhecimentos e experiências prévias para facilitar posteriormente uma filtragem.
“Nosso papel principal é beneficiar os lojistas e as empresas no que diz respeito ao processo de recrutamento e seleção contribuindo assim para que as contratações ocorram de maneira mais assertiva. Quando um associado solicita a inclusão de um novo funcionário, é feita uma filtragem em nosso banco de dados para que desta forma sejam selecionados os currículos que possuem os requisitos compatíveis ao perfil da vaga. Posteriormente, são realizadas entrevistas e avaliações comportamentais e finalizamos o processo indicando as melhores opções de contratações para os lojistas e/ou gerentes. Este serviço é disponibilizado para todos os associados sendo realizado sem custo algum”, contou o psicólogo.
Os interessados em concorrer a vagas em processos seletivos da ACV podem encaminhar os seus currículos via e-mail através do nosso site (http://www.acvnet.com.br/) ou entregando pessoalmente na portaria da Associação no endereço (Rua Mato Grosso, nº 3531 – Centro).
Apesar de o país estar passando por uma crise financeira, quem está desempregado pode ter a esperança de conseguir um emprego. “Temos que acreditar que sim. Nós, que lidamos diariamente com contratações, ficamos muito felizes quando estas acontecem. É muito bom poder ajudar uma pessoa no que diz respeito à colocação no mercado de trabalho e ao mesmo tempo triste quando nos deparamos com uma situação frágil que é o desemprego. Não dá para atender a todos, nem sanar uma demanda grande de desligamentos, mas torço para que este cenário mude e possamos realizar várias novas contratações.