O estudo mostrou ainda novo recorde de pessimismo dos empresários para a atividade econômica nos próximos seis meses.
Gerente do Sebrae, Sergio Gromik passou algumas dicas para o pessimismo não contaminar os empreendedores
Isabela Jardinetti
O faturamento das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas despencou no início deste ano. Segundo a pesquisa mensal “Indicadores Sebrae-SP”, a queda foi de 14,8% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2014. Foi o maior porcentual de queda de receita para um mês de janeiro em relação a janeiro do ano anterior, desde 1998, quando a pesquisa teve início. O estudo mostrou ainda novo recorde de pessimismo dos empresários para a atividade econômica nos próximos seis meses.
De acordo com o gerente do Sebrae em Votuporanga, Sergio Ricardo Gromik, as expectativas são dadas ao momento em que o país passa. “É hora de reflexão e de tomada de decisões. As empresas conseguem neste momento de adversidade se conhecerem melhor, e racionalizar os processos”, disse.
A orientação é que os empresários tenham cautela e dedicação de tempo para planejar os gastos. “Quem já tem uma empresa precisa ficar atento para não se endividar, além de ter uma atenção redobrada para o cliente. Como o consumidor tem menos dinheiro, ele será mais criterioso para gastar. Sempre oriento aos vendedores a realizar uma venda consultoria, para fidelizar aquele cliente”, contou Sergio.
Outra dica é não deixar o clima de pessimismo contagiar a equipe de vendas. “Está difícil para todo mundo, mas nem por isso precisa ser claro para o cliente esse pessimismo. Outra coisa é o empresário buscar alternativas com os fornecedores, buscar acordos, desse modo, todo mundo sai ganhando”.
Um alerta do gerente do Sebrae é para os empreendedores não confundirem cautela com passividade. “Ao mesmo tempo que o cenário está ruim para todo mundo, também existem oportunidades, elas só estão mudando de lugar”.
Para alegrar os pessimistas, Sergio ainda lembrou que o país e o mundo já passou por outras crises e se recuperou. “A chance de sairmos mais fortes depois é bem grande”, completou.