Superintendente também acredita que o valor da taxa de limpeza não está incluído no IPTU, como diz o vereador Osmair Ferrari
Oscar disse que não há possibilidade de diminuir tarifa
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo esteve ontem pela manhã na Rádio Cidade, participando do Jornal da Cidade. Ele respondeu algumas questões da população e deixou claro que apesar de ser de 95% o reajuste da tarifa de água em Votuporanga nos últimos seis anos, a cidade possui um dos menores índices do estado.
“A Sabesp cobra 40,6 % a mais do que nós, lá o valor mínimo é de R$32,97 e o nosso R$22,95. Não há como diminuir o preço da tarifa de água, a tendência é só aumentar, para acompanhar os custos da manutenção e não oferecer um mau serviço para a população. É melhor o consumidor ter água em casa, principalmente nesses períodos de seca que tivemos e pagar um preço justo, do que não ter água ou pagar mais como acontece em outras cidades do estado de São Paulo, onde é a Sabesp”, disse.
Oscar também foi questionado sobre a cobrança da taxa de lixo, principalmente depois que o vereador Osmair Ferrari abordou o assunto. “A taxa de limpeza de Votuporanga é cobrada, e eu provo que é cobrada, de 1999 a 2000 ela foi unificada, quem tiver o carnê em sua residência, pode ver lá a sigla TL, de taxa de lixo. Como ela foi unificada, não vem mostrando mais. Aí eu pergunto, porque que não se cobra o recapeamento, taxa de incêndio, entre outros, porque está incluído no IPTU. Agora a taxa de lixo é cobrada sim, ela só foi unificada. Antes vinham discriminado as siglas, agora não.
Por isso não concordo com o preço abusivo que está sendo cobrado na água, para pagarmos os outros gastos da Saev”, disse Osmair Ferrari.
Já Oscar Guarizo se justificou dizendo que o dinheiro do IPTU é cobrado para vários tipos de serviços. “Essa verba o prefeito pode gastar onde desejar, exceto os 25% da educação e os 15% da saúde. É um dinheiro livre. Não significa que essas taxas estão dentro do valor do imposto”, contou.
Ele também disse que acredita que a taxa da limpeza foi retirada do IPTU. “Eu acredito que foi excluída. Não existe essa condição de uma taxa estar embutida junto com o IPTU”.