Foram 3.304 contratações e 3.664 dispensas nos últimos 12 meses, gerando um saldo de -360 vagas no município
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O setor industrial é o que mais demitiu nos últimos 12 meses em Votuporanga, o saldo é de -360 vagas. A área de serviços tem saldo de -14, a construção civil de -38, comércio tem índice positivo de 39, em serviços os números também são positivos, 496, a administração pública tem -40 de saldo e a agropecuária com -7. No período de um ano, no geral, apenas 76 novos postos de trabalho foram criados na cidade. Por este motivo, o jornal A Cidade entrevistou representantes da área industrial, que é a mais afetada, para traçar um panorama da situação atual e verificar as condições de melhora na oferta de vagas de trabalho.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Votuporanga, Diogo Mendes Vicentini, acredita que as demissões nas indústrias são reflexos da crise econômica que o Brasil está enfrentando. “É um momento difícil, como outros tantos que os brasileiros passaram e tenho certeza que será superado em virtude do trabalho e da capacidade dos nossos empresários”, disse.
Vicentini afirmou que a Prefeitura tem incentivado à instalação de novas empresas, assim como o recente anúncio do centro de distribuição da Romera. “Acreditamos na estabilização e na recuperação à médio e longo prazo”, complementou.