Profissional se ausentou do serviço no Parque das Nações nos últimos dias por ter sido contaminada pelo vírus da dengue
Mais de 50 consultas foram desmarcadas e moradores procuraram o vereador André para buscar solução
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Moradores do bairro Parque das Nações estão há quase duas semanas sem o atendimento médico de uma profissional que atua na Unidade de Saúde “Daniele Cristine Lamana”.
De acordo com Luciane Oliveira Clemente, de 32 anos, ela tinha um retorno marcado para os dois filhos, Layana, de 1 ano e 7 meses, e Gabriel, de 9 anos, no dia 26 de fevereiro. “Consultei com a médica em novembro do ano passado, fiz os exames e tinha o retorno para dezembro, só que aí a médica estava de férias. Marcamos o retorno para fevereiro, e ela não apareceu. Marcaram novamente para hoje [ontem] e ela não apareceu de novo”, contou.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que no dia 24 de fevereiro a referida médica atendeu pela manhã, não se sentiu bem e, portanto, não retornou no período da tarde. No dia 25 ela apresentou atestado, pois havia uma suspeita de virose. No dia seguinte a médica atendeu no período da manhã, mas passou mal e foi embora. Não compareceu no dia 27. Já no dia 2 de março ela realizou atendimentos até o meio-dia e seguiu para o pronto socorro com suspeita de dengue, ausentando-se no período de 3 a 6 devido ao diagnóstico da doença.
O vereador André Figueiredo esteve ontem em visita à Unidade de Saúde para verificar as denúncias da população sobre a falta de médicos. “O que chama atenção é a falta organização, onde já se viu ficarem quase 15 dias sem médico naquele local. Foram mais de 50 consultas desmarcadas, isso é uma falta de respeito com o cidadão que depende da unidade. Será sempre necessário intervenções para que as providências sejam tomadas e o planejamento, como fica? A população fica refém na saúde de situações que nos deixam triste, infelizmente”, falou.
A Secretaria de Saúde ainda disse que a médica retornará às suas funções na segunda-feira próxima, dia 9. Já os pacientes que estavam agendados e não puderam aguardar a consulta até o dia 9 foram remanejados para atendimento no PAS III “Dr. Jonas Pires Corrêa”, no Pozzobon; os demais passarão por consulta a partir da segunda-feira.
Sobre a falta de atendimento ontem, a pasta informou que garantirá reforço médico para regularizar a agenda na Unidade de Saúde do Parque das Nações.