Destaque na rede municipal e tem quatro eixos: coleta seletiva, conservação, uso consciente de energia e água e plantio de árvores
Além de garantir ensino de qualidade para alunos da rede municipal – segundo Ministério da Educação, Votuporanga está entre as 10 melhores do Estado, entre as cidades com mais de 50 mil habitantes – a Prefeitura investe em educação ambiental, valorizando o potencial transformador dos jovens. Desde 2003, a Secretaria da Educação desenvolve o Projeto Maritaca. Em quase 12 anos, já foram plantadas cerca de 30 mil mudas, contribuindo para o reflorestamento.
O educador Abílio Calille Júnior explicou como surgiu a proposta. “Uma turma se reuniu com um proprietário de um sítio do 5º Distrito Industrial, que estava virando um lixão. Na época, a Prefeitura adotou aquela mata. Com cinco classes do CEM “Neyde Tonanni Marão” começamos o projeto. A partir daí, vem crescendo dia a dia e hoje atinge todas as escolas da Prefeitura”, disse.
Calille destacou que o programa consiste em quatro eixos: a coleta seletiva de lixo; conservação do patrimônio escolar; o uso consciente de energia e de água e plantio de árvores para evitar o aquecimento global.
“Votuporanga tem um grupo apaixonado pelo verde, pessoas indignadas de ver árvore cortada, que não se conforma com a quantidade de lixo. Queremos mudar a atitude das crianças com relação ao meio ambiente para que num futuro próximo os netos tenham as mesmas possibilidades de viver bem, com qualidade de vida. Durante muito tempo, o homem não se preocupou com futuro, preocupação imediatista e ele destruindo a troco do dinheiro e , nós, com projeto de educação ambiental resgatamos o bem comum”, disse.
Para a secretária da Educação, Silvia Cristina Rodolfo, o Projeto Maritaca contribui para a qualidade de vida da população. “A proposta é baseada em conscientização de uso dos recursos e também em reflorestamento, frentes necessárias e fundamentais para um futuro melhor”, enfatizou.