Nos primeiros três meses de 2015 foram 601,4 milímetros de água, cerca de 61,6 a mais do que a mesma época do ano passado
Citricultores da região estão na expectativa de uma boa colheita pela laranja estar mais volumosa devido às chuvas
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O que todo agricultor esperava para este ano vem acontecendo, a chuva tem chegado mansa, mas já alcançou mais milímetros do que o ano passado. De janeiro a março foram 601,4, enquanto no mesmo período do ano passado foram 539,8, cerca de 61,6 milímetros a menos.
Quem comemora esta chuva toda são alguns agricultores da região, principalmente os que cultivam a laranja. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Votuporanga, Uélinton Garcia Peres a expectativa é a melhor possível.
“Como choveu muito, a laranja terá uma produtividade maior, pois vai estar mais pesada, o que valoriza ainda mais o produto. Com alta do dólar então, os citricultores que exportam terão mais lucros”, contou. O auge da colheita da laranja começa em maio.
Porém, para o consumidor, não será um bom momento. “Para quem consome ainda não está em um momento agradável, pois como tudo subiu a energia e o óleo diesel, principal combustível dos tratores, este preço a mais deve ser embutido nos produtos agrícolas”, disse Uélinton.
Mais chuvas
No ano passado, houve uma estiagem muito bruta na região, o que prejudicou muitas colheitas. O engenheiro agrônomo da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Caiubi Commar contou que é preciso de mais chuvas.
“Até agora as chuvas foram boas, mas ainda é preciso chover pois a cana, a seringueira e pastagem dependem da chuva para se desenvolverem. O ciclo é natural, de agora até junho a chuva dá uma acalmada para depois vir a estiagem”, contou.
Previsões
De acordo com o site Clima Tempo, a previsão é de mais chuvas para hoje e amanhã, com pancadas isoladas na parte da tarde e à noite.