Plantio das mudas faz parte do projeto Maritaca, desenvolvido pelo educador Abílio Calille Júnior na rede municipal de ensino
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Aprender a cultivar plantas desde criança, além de conhecer como funciona todo o processo do crescimento de uma muda é um dos objetivos do projeto Maritaca, desenvolvido pelo educador ambiental Abílio Calille Júnior.
Recentemente, Abílio esteve no Emei Alberto Ferreira Lopes, que fica na Vila Paes para levar para as crianças o conhecimento ambiental. “Foram colocados quatro pneus, um de cada cor, que é um para cada sala de aula. Dentro deles, plantamos 50 mudas entre salsinha e cebolinha em cada um”, contou.
Esta ação do plantio faz parte de um dos quatro pilares do projeto Maritaca, que são: 1º: a coleta seletiva do lixo, 2º: o uso inteligente de energia e redução do consumo de água, 3º: plantio de árvores e hortas e o 4º: preservação do patrimônio escolar e histórico.
“Nesta escola em específico, por causa do pouco espaço, o diretor optou por fazer a horta. Sempre participo deste primeiro momento onde faço o projeto e apresento-o para as crianças, depois os professores continuam orientando os alunos todos os dias, ensinando que devem aguar todos os dias, até crescer o suficiente para colher. Sempre friso que entre o plantar e o colher existe o cuidar”, disse.
Abílio também retorna nas escolas para passar vídeos educacionais, onde também explica para o que serve cada planta. O projeto Maritaca existe em Votuporanga há mais de 10 anos, ensinando educação ambiental para os alunos da rede municipal de ensino. Estima-se que mais de 7 mil crianças já passaram pelo programa.