Um levantamento será feito para saber quantas pessoas atendem os requisitos para a realização do curso
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), através da Resolução 410/2012, exige um curso especializado e obrigatório destinado aos profissionais de transporte de passageiros (mototaxista) e de entrega de mercadorias (motofretista) que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas. Diante da situação, a Câmara promoveu um encontro entre os empresários que mantém funcionários que fazem entregas de motos, secretário de trânsito, Alberto Casali, o ex-diretor da Ciretran e atual delegado da Seccional de Votuporanga, Dr. Osny Marchi, e o cabo Stefanutti, da Polícia Militar da cidade.
O vereador Osvaldo Carvalho abriu a reunião informando que para a pessoa poder fazer o curso, precisa ter 21 anos completos e estar habilitado há no mínimo dois anos. Alguns empresários alegaram que a primeira dificuldade é não ter o curso em Votuporanga, e lamentaram a idade mínima ser de 21 anos.
“Não queremos ficar de fora dessa, queremos estar regularizados, tudo o que apareceu, coletes, tudo o que é de segurança, nós fizemos. Temos funcionários de grande qualidade de 19 anos, e estamos preocupados com esses meninos por causa de uma lei que está vindo aí”, disse um dos empresários.
O secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Alberto Casali, disse que uma parceria com o Sest/Senat, realizada em 2013 para a realização do curso, foi desfeita pela baixa procura de alunos. “Tentamos continuar com os cursos, mas não houve demanda, há condições de trazermos de volta, mas precisamos do apoio dos empresários para que tenhamos sempre no mínimo 25 alunos a cada seis meses”.
Já o delegado Dr. Osny Marchi pontuou que também concorda que a idade mínima para o curso deva ser de 19 anos. “A solução de imediato para nós é juntar uma turma e levar para Rio Preto e fazer este curso. Por que para trazer pra cá novamente vai demorar uns seis meses no mínimo. Foi uma exigência danada da última vez”, disse.
Ao final da reunião, ficou acertado que um levantamento será feito para saber quantas pessoas atendem os requisitos para a realização do curso. Em parceria com a Secretaria de Trânsito, um ônibus deve ser disponibilizado para levar os interessados até Rio Preto para a capacitação.