Local está esquecido pela população e falta infraestrutura para que seja aberto de forma definitiva para a comunidade
Horto Florestal já foi muito prestigiado pela população anos atrás
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Apesar de estar “esquecido” pelas autoridades e pela população, o Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta” gera um gasto mensal de R$9,1 mil aos cofres públicos do município. A Saev Ambiental informou que esta verba é para arcar com despesas de funcionários, serviços, projeto e manutenção.
Em visita ao local, a reportagem constatou que a limpeza está em dia, porém, o abandono é aparente. Os quiosques estão danificados por causa do tempo, os brinquedos estão precários e o único barulho do local é o dos grilos e outros bichos.
Durante as últimas sessões da Câmara Municipal, alguns vereadores levantaram a questão da falta de lazer em Votuporanga e apontaram o Horto Florestal como um local que deveria estar em funcionamento para a população.
Jura foi um dos que falou sobre o assunto. “Na realidade aquele local é um espaço público de lazer e que está fechado há muitos anos. Incentivo que a Prefeitura, por meio de parcerias, faça alguma revitalização. Principalmente para a população da Zona Norte, que não tem nenhuma atividade de lazer. Lá falta uma estrutura mínima para que volte a funcionar, assim como era antigamente”, disse o vereador.
A Saev Ambiental informou que a última visita agendada de grupo no Horto aconteceu em outubro de 2014, e que visitas individuais acontecem quase que diariamente.
Projeto
O vereador Mehde Meidão é autor de um projeto de revitalização do Horto Florestal, no valor de R$300 mil, e que foi entregue em mãos ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em sua visita na cidade no último sábado.
“Tem algumas coisas que já foram feitas por lá, e com essa verba daria para terminar o que precisa. Arrumar as churrasqueiras dos quiosques, fazer uma pintura dos prédios, arrumar os banheiros, limpar a represa e colocar peixes para que as pessoas possam pescar, fazer um campo de bocha também e instalar uma academia ao ar livre”, disse Meidão.
Funcionamento
A Saev Ambiental informou que o Horto não está fechado e que atualmente fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Quando for alguma visita de grupo é necessário agendamento prévio, através de ofício enviado para a Saev.