Doutor Reinaldo veio de Sergipe para o estado de São Paulo e foi motorista, oficial de justiça e agora é juiz
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O Fórum de Votuporanga está sob novo comando desde o mês de março. O juiz Reinaldo Moura de Souza é o novo diretor da Comarca. Ele assume o lugar deixado pelo juiz José Manuel Ferreira Filho, que foi promovido e transferido para a cidade de São José do Rio Preto, onde atua desde 2 de março na 3ª Vara Criminal.
O antigo diretor, doutor José Manuel, era o juiz da Infância e Juventude de Votuporanga e estava como diretor da Comarca desde 2013. O seu trabalho na cidade foi de aproximadamente 10 anos.
Doutor Reinaldo veio de Sergipe para o estado de São Paulo quando tinha 22 anos de idade, aqui, foi aprovado em concurso público para o cargo de motorista do Tribunal de Justiça, depois para Oficial de Justiça. Como juiz está em atuação há quase oito anos.
Iniciou os trabalhamos na magistratura em Ribeirão Preto, como juiz substituto e assumiu, posteriormente, como titular na cidade de General Salgado.
Em Votuporanga há pouco mais de dois anos, doutor Reinaldo é o titular da 2ª Vara e também divide os trabalhos da 3ª Vara, que era de responsabilidade de José Manuel Ferreira Filho, com o juiz Sergio Barbato Junior.
O novo diretor do Fórum explicou que há um concurso de promoção em aberto e dentro de 40 dias deve tomar posse o novo titular da 3ª Vara.
A escolha do juiz diretor do Fórum é feita pelos próprios magistrados e a decisão é homologada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
“O diretor determina os rumos da administração do Fórum. Também é o representante da instituição nos eventos oficiais. Atua nesta função por um período de um ano, prorrogável por mais um, sem prejuízo de haver o prolongamento por mais tempo na função”, explicou o juiz.
Atualmente, o Reinaldo está se inteirando das necessidades do prédio para buscar soluções para oferecer um bom ambiente de trabalho e atendimento às pessoas.
Investimentos
O novo diretor do Fórum contou que há um projeto antigo de ampliação do prédio, que é uma luta dos antigos diretores também. “O volume de processos tem crescido consideravelmente em Votuporanga, resultado de sua conjuntura econômica e pujança do município”, contou o juiz.
Inicialmente, devem ser realizadas melhorias pontuais na estrutura física do Fórum. “A intenção é garantir o melhor atendimento. Pretendemos fazer uma revitalização do Tribunal do Júri e, se possível, a climatização do local”, falou.
Doutor Reinaldo disse ainda que a Comarca está passando por um processo de modernização, recebendo computadores, equipamentos e também realizando a digitalização dos processos.
“Votuporanga está no projeto de digitalização total do Tribunal de Justiça de São Paulo e, no máximo até o final do ano, o nosso trabalho deve ser 100% digital”, disse.
Atualmente, o prédio é todo acessível com elevadores que estão em funcionamento desde o final do ano passado, uma melhoria conseguida com apoio da Câmara Municipal. O Fórum tem ainda parceiras com a Prefeitura e Unifev.