Presidentes do Sincomerciários, Lia Marques, e do Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, comemoraram a conquista para a cidade
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Durante entrevista na manhã de ontem na sede do Sincomerciários (Sindicato dos Comerciários de Votuporanga), o prefeito Junior Marão fez o compromisso de que uma creche com atendimento em horário diferenciado para atender as mães trabalhadoras do comércio será inaugurada até agosto deste ano.
O presidente do Fecomerciário (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo), Luiz Carlos Motta, já havia comentado que a vinda desta unidade escolar para Votuporanga só dependia de parcerias com a Prefeitura. “Cobramos já há algum tempo o prefeito para que ele viabilize de alguma forma esta creche para atender as mães que precisam trabalhar no comércio, mas não tem com quem deixar os filhos”, disse.
O prefeito Junior Marão disse que esteve em Botucatu com Motta e Lia, presidente do Sincomerciários de Votuporanga, para conhecer um modelo de creche que atende em horários alternativos. “Já temos em vista um imóvel no centro da cidade, que só faltam algumas adequações para começar a funcionar como uma creche. Só há uma questão que precisa ser discutida que é a forma do regime de contratação, pois como a unidade funcionará em horários e dias diferenciados não podemos fazer a contratação de profissionais pela Prefeitura, uma alternativa seria um convênio com alguma entidade de Votuporanga para que possa fazer a gestão da creche”, disse.
De acordo com Marão, a unidade escolar funcionará semanalmente no horário do comércio e aos sábados, inclusive até às 18h, nos segundos sábados do mês. Durante o Natal, quando as lojas ficam abertas durante a noite, a creche também estenderia seu horário de funcionamento.
Fundeb
O prefeito também comentou sobre como será o custeio da creche, que o município deve bancar até receber verbas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
“Para creches novas como será este caso e a do bairro Monte Verde que está sendo finalizada, temos que fazer um cadastro de quantas crianças serão atendidas até maio deste ano, para começar a receber os recursos a partir de janeiro do ano que vem. Estamos em negociação com a Secretaria de Educação para que possamos fazer este cadastro até setembro e começar a receber a partir do ano que vem”, disse.