Prefeito estuda projeto com uso do led, que é mais eficiente, tem maior durabilidade e consome menos energia elétrica
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Unir economia com tecnologia, esta e a intenção da Prefeitura de Votuporanga com a implantação de um novo sistema de iluminação pública. Para isso, Junior Marão reuniu uma equipe para uma viagem à Europa com o objetivo de conhecer alguns projetos de iluminação. De acordo com Marão, há várias cidades discutindo a implantação da nova tecnologia. Em Votuporanga ficaria em torno de R$40 milhões para fazer toda a troca do parque de iluminação pública.
Acompanhado pelo assessor de gabinete, Tiago Caproni, responsável pelo Setor de Projetos, e pelo secretário de meio-ambiente, Gustavo Gallo Vilela, Marão cumpre o seguinte itinerário: em Barcelona, conhecerá o novo sistema de iluminação pública com lâmpadas de led; em Zaragoza, um programa de geração de energia a partir do lixo; e, em Santander, um projeto de Cidade Digital, desenvolvido pela Vivo/Telefonica.
“Vamos ver projetos importantes, como os da área de iluminação pública. Assunto bastante discutido nos últimos anos, porque as Prefeituras são obrigadas a assumir este serviço. Além disso, o preço da energia aumentou significativamente, sendo o segundo maior custo da Prefeitura, o primeiro é a nossa folha de pagamento. Temos que buscar soluções e há possibilidade de, por meio de novas tecnologias, trazer um sistema muito mais moderno e com mais eficiência, como, por exemplo, a troca das lâmpadas convencionais pelas de led”, destacou Marão.
A implantação de um novo sistema de iluminação pode ser possibilitada por meio de Parceira Público-Privado, a Prefeitura já tem uma lei aprovada pela Câmara Municipal que permite esta negociação. “Podemos discutir de uma forma muito mais eficiente a possibilidade de implantar uma PPP aqui para o uso desta tecnologia e isso vai trazer muitos benefícios, tanto para a Prefeitura, pela redução de gasto, quanto para os munícipes, pela eficiência”.
O prefeito destacou ainda que a comitiva de Votuporanga conhecerá também programas de geração de energia por meio de resíduos sólidos. “As cidades hoje, cada vez menos, vão enterrar o seu lixo. Existe uma política nacional de resíduos sólidos, Votuporanga tem o seu plano municipal de resíduos sólidos, onde temos que dar a destinação correta ao lixo. Já fazemos o sistema de coleta seletiva. Queremos dar uma solução muito mais eficaz, que é a geração de energia por meio deste resíduo. Tem uma empresa com interesse de vir para o Brasil e Votuporanga está entre as possíveis cidades a recebê-la”.
Em Santander, na Espanha, uma cidade onde a Vivo/ Telefonica é uma grande empresa, o prefeito verá o projeto de cidade digital, onde acontecerá uma conferência mundial de prefeituras, amanhã. “Estaremos lá, junto com a diretoria da empresa, para ver o sistema de cidade inteligente, com monitoramento, linha de internet, telefonia e banda larga. São sistemas muito modernos e é importante estarmos antenados e procurar trazer aquilo que há de melhor para a nossa cidade”, ressaltou.
Para finalizar, Marão discorreu sobre o sistema de monitoramento que está sendo implantado na cidade, salientando que nos próximos meses, será inaugurada a sala onde funcionará o SIM - Sistema Integrado de Monitoramento, com imagens 24 horas de vários pontos da cidade, em perfeita sintonia com a Polícia Militar, garantindo maior tranquilidade e segurança para os munícipes e visitantes.
“Há dois anos Votuporanga iniciou o trabalho para implantar o monitoramento eletrônico, com a Concha Acústica, agora, através da fibra ótica, estamos ligando a Prefeitura até o terminal interurbano e vamos monitorar toda aquela região, passando pela rua Amazonas, levando até a Secretaria Trânsito, Transporte e Segurança e a rodoviária”.