No dia de hoje a ressurreição de Jesus Cristo é lembrada pela igreja católica e pelos seus fiéis com missas especiais
Hoje haverá missas festivas da ressurreição de Jesus Cristo
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
A Páscoa é um dos momentos mais importantes no ano litúrgico da igreja católica. A festividade da ressurreição de Jesus Cristo é lembrada pelos cristãos com muita alegria. De acordo com o padre da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Matriz), Gilmar Margotto, este é um tempo de espiritualidade.
“A Páscoa para nós cristãos é centro de toda espiritualidade e a base do nosso ano litúrgico, pois tudo é a partir de Jesus Cristo. Então, sua ressurreição é a prova concreta e irrefutável de que ele realmente é Deus que viveu entre nós”, contou o padre.
Gilmar também falou sobre a vida em harmonia de toda a comunidade após os dois mil anos da morte de Jesus. “Se depois de todo esse tempo a comunidade vive bem, é porque seus ensinamentos são sempre lembrados. A igreja ensina que Cristo morreu e ressuscitou para nos salvar, e neste dia nós também ressuscitamos para uma nova vida, onde devemos viver sempre na graça e no amor de Deus”.
Durante as missas nas igrejas neste domingo, o tempo é de festividades. “Toda missa é especial, mas a deste domingo de Páscoa traz uma festividade maior, pois lembramos a ressurreição de Cristo nosso senhor”, completou o padre.
Sobre a Páscoa
Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa - período conhecido como Quaresma - os cristãos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém - ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar sua chegada. A Sexta Feira Santa, é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. O Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição entre seus discípulos.
A Páscoa já era comemorada antes da época de Jesus Cristo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou cerca de 400 anos. Segundo a Bíblia o próprio Jesus participou de várias celebrações pascoais, quando tinha doze anos foi levado pela primeira vez pelos seus pais José e Maria para comemorar a Páscoa, tendo participado sempre, nos anos seguintes. A mais famosa participação relatada na bíblia foi a “Última Ceia” onde Jesus participou da comunhão do corpo e do sangue, simbolizados pelo pão e pelo vinho.