A entrega da homenagem será concedida durante Sessão Solene, promovida pelo Legislativo votuporanguense
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, vai receber o título de Cidadão Votuporanguense. A autoria do projeto é do vereador Osvaldo Carvalho.
A entrega da homenagem será concedida durante Sessão Solene, promovida pelo Legislativo votuporanguense e serve como agradecimento aos serviços prestados pelo desembargador ao município.
“O desembargador tem realizado importante trabalho na nossa justiça paulista e, consequentemente, ao Fórum da Comarca de Votuporanga”, destacou Osvaldo.
José Renato Nalini nasceu em Jundiaí-SP. Ingressou no Ministério Público Paulista em 1973 e, mediante novo concurso, ingressou na magistratura do estado de São Paulo em 1976. Exerceu as atribuições de promotor de justiça em Votuporanga, Itu, São Paulo e Ubatuba e como juiz atuou em Barretos, Monte Azul Paulista, Itu, Jundiaí e São Paulo.
Também atua como docente universitário. Foi vice-presidente e presidente do extinto Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo e corregedor geral da justiça do estado entre 2012/2013 e é o atual presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Escreveu mais de duas dezenas de livros, com foco na Ética, Filosofia e Formação de Magistrados.
Também foi eleito imortal da Academia Paulista de Letras em 2003, sendo seu presidente em dois mandatos e também integra inúmeras outras academias, assim como Conselhos Consultivos de órgãos como a SOS-Mata Atlântica e o Conselho Editorial da Revista da USP.
Integrou o Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi diretor adjunto da Escola Nacional da Magistratura, na gestão do Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira e atuou como membro da Comissão instituída pelo Ministro da Justiça para auxiliar a elaboração de projeto da Reforma do Judiciário, junto à Secretaria específica.
Para a implementação das Escolas de Magistratura no Brasil, em companhia de outros magistrados, visitou estabelecimentos congêneres em todo o mundo, seja na Europa, na América Latina, Estados Unidos e Japão. Participa hoje do Conselho da Fundação INNOVARE, que premia e reconhece boas práticas no sentido da otimização da prestação jurisdicional.