Apenas em 2014, o hospital realizou quase 800 mil atendimentos; Culto Ecumênico será realizado nesta quinta, às 9 horas
Valmir Dornelas ressaltou a importância dos profissionais da instituição e colaboradores
Inaugurada oficialmente no dia 16 de abril de 1950, a Santa Casa de Votuporanga completa nessa quinta-feira, 65 anos. A instituição é considerada pelo Governo do Estado de São Paulo, como um Hospital Estruturante, sendo referência para uma população de quase 500 mil habitantes, o que corresponde a 53 cidades. No município, é o único hospital que atende ao SUS – Sistema Único de Saúde e apenas no ano passado, 2014, realizou quase 800 mil atendimentos, entre Pronto Socorro, exames, internações, consultas ambulatoriais, cirurgias e partos.
“Primeiramente, quero enfatizar a contribuição da comunidade, que em todos os momentos se coloca à disposição do hospital. Em nome da diretoria, colaboradores, corpo clínico de voluntários ressalto que esses 65 anos da Santa Casa tem um pouco de cada cidadão de Votuporanga e da região, que contribuiu por meio dos eventos, doações, campanhas, sempre oferecendo uma mão amiga e preocupada com o bem-estar da entidade. Esses gestos são humanos e dignos de aplausos. Administrar o hospital não é fácil, mas estamos procurando sempre fazer o melhor e oferecer um atendimento de qualidade e humanizado. Temos feito um trabalho incansável para isso e com toda certeza a população se tornou um importante pilar nesse processo”, disse o provedor da Santa Casa de Votuporanga, Valmir Antônio Dornelas.
Os médicos do corpo clínico do hospital também ressaltam a importância da instituição para o município. “O atendimento prestado à comunidade pela Santa Casa reflete a qualidade dos serviços e a dedicação de todos os nossos profissionais que atuam na instituição”, contou a cardiologista Bernadete Campos Barth.
“O hospital em si somos todos nós e por isso desejo que a união que nos apoia e nos faz crescer seja cada vez mais maior, fazendo com que cada ano mais pareçamos essa grande família diferente, mas unida em prol de um atendimento de excelência para nossos pacientes”, completou o médico clínico geral, Dr. Chaudes Ferreira Junior:
Atendimentos
Em relação ao número de serviços prestados, entre SUS/Convênios/Particulares, nasceram 1.696 crianças no hospital em 2014. Além disso, a Santa Casa serviu aos pacientes e acompanhantes 1800 refeições, a lavanderia lava em média quase 3 toneladas de roupas por dia e, atualmente, cerca de 200 voluntários trabalham ativamente na entidade ou nas campanhas de arrecadação. Com 226 leitos para internação, a referência, principalmente, em alta complexidade, acaba atraindo cada vez mais casos graves e que necessitam de tratamento especializado.
“Apenas no hospital há quase 950 colaboradores e quase 200 médicos, que buscam dia após dia oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para os pacientes. Milhares de pessoas são atendidas anualmente e sabemos que a população precisa desse serviço. Por isso, estamos trabalhando com muita seriedade e empenho para melhorar cada vez mais a instituição que é um patrimônio de Votuporanga e região. Dessa forma, contamos com a compreensão e apoio de nossa comunidade, que sempre está disposta em ajudar alcançar a nossa missão, que é salvar vidas”, destacou Dornelas.
A Santa Casa de Votuporanga oferece mais de 30 especialidades médicas: Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Intervencionista, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Geriatria, Hemoterapia, Infectologia, Medicina Nuclear, Nefrologia, Neonatologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia, Radiologia Intervencionista, Reumatologia, Terapia Intensiva e Urologia.
Culto
O provedor Valmir Antônio Dornelas convida a todos para acompanhar um Culto Ecumênico, que será realizado hoje, às 9 horas, na capela do hospital, em comemoração ao aniversário de 65 anos da instituição. O culto contará com a participação do padre Jair de Marchi, da Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima; o pastor Paulo Henrique Sales Lima, da Igreja Presbiteriana do Brasil de Votuporanga e Divaldinho Mattos, do Grupo Espírita Maria de Nazaré.
“Será um momento de reflexão em prol desse novo ano do hospital. Toda nossa comunidade está convidada, pois são pilares fundamentais na sustentação de nossa entidade”, disse Dornelas.