Votuporanga tem 1.500 garotas que podem ser imunizadas; basta procurar uma unidade de saúde para receber a dose
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Segue em Votuporanga a campanha de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). A dose ajuda a proteger contra o câncer de colo de útero. São imunizadas as meninas com idades entre 9 e 11 anos. A intenção do município é atender 1.500 garotas ou, ao menos, 80% desta quantidade. Porém, até o momento, apenas 975 procuraram as unidades de saúde.
De acordo com Danielli Fortilli, enfermeira responsável pelo Setor de Imunização em Votuporanga, a meta de vacinação ainda não foi alcançada. Foram vacinadas até o momento 975 meninas, de 9 a 11 anos, o que corresponde a 61,98%.
Equipes da Secretaria de Saúde foram às escolas públicas e particulares para vacinar as garotas desta faixa de idade. “A parceria com a Secretaria de Educação é fundamental nesse esforço”, explicou Danielli Fortilli.
A responsável pelo Setor de Imunização disse ainda que a família tem papel fundamental em levar as meninas para tomar a vacina. “Precisamos contar com a colaboração dos pais para conseguir alcançar a nossa meta e começar a escrever uma outra história de enfrentamento à essa doença, que é o terceiro tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil”, ressaltou.
As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.
A vacina do HPV protege a menina contra os quatro tipos mais frequentes do vírus, mas tomar uma vez só não basta. Para a imunização completa são três doses. Duas em um mesmo ano e a terceira, cinco anos depois.
Sem essa proteção, qualquer pessoa que tenha contato com a pele de alguém infectado, por exemplo, nas relações sexuais, pode pegar o HPV. A doença provoca ferimentos na pele e mucosa, é muito dolorida e é a principal causa de câncer de colo no útero.
Em comunicado aos órgãos de saúde de todo o país, o Ministério da Saúde destacou que a idade foi escolhida porque neste período a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia.
A infecção pelo HPV é a principal causa de câncer de colo de útero. Somente no Brasil, 15 mil novos casos são registrados todos os anos, 5 mil mulheres morrem vítimas da doença. A principal forma de prevenção é a vacina. Devem se vacinar meninas de 9 a 11 anos, as de 12 a 13 anos que não foram vacinadas, devem procurar uma Unidade de Saúde do SUS para receber a primeira dose.