Legisladores retornam à Câmara neste segunda-feira com seis projetos em pauta na Ordem do Dia, dois sobre nome de ruas
Isabela Jardinetti
Os vereadores retornam do feriado para a 11ª sessão ordinária do ano nesta segunda-feira. Em pauta na Ordem do Dia, seis projetos estarão para a apreciação dos legisladores. Uma das propostas é a 055 de 2015, que autoriza o Poder Executivo a conceder subvenção social à Fuvec (Fundação Votuporanguense de Educação e Cultura) no valor de R$ 60 mil, em atém dez parcelas.
Também estará em votação o projeto de lei número 049 de 2015, que ajusta o aspecto técnico de diárias dos servidores da Administração Direta, Indireta e do Legislativo, tendo em vista a adequação exigida pelos órgãos de fiscalização de controle.
Já os projeto de lei número 050 de 2015 passa o Conselho Tutelar da Secretaria de Assistência Social para a Secretaria de Direitos Humanos, pasta que tem afinidade com os interesses tratados nessa lei.
O projeto de lei número 051 de 2015 também passa o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social para a Secretaria de Direitos Humanos, pasta que tem afinidade com os interesses tratados nessa lei.
Nomes de ruas
De autoria do vereador Osmair Ferrari, o projeto de lei número 047/2015 dispõe sobre denominação de complexo aquático esportivo Saverio Maranho. De acordo com o currículo, Saverio foi um grande homem público e louvável. Aos 17 anos, foi tesoureiro em 5 entidades: Apae, Votuporanga Clube, Clube dos 40, APM e Associação Atlética Votuporanguense. Hiperativo, nos anos 70, com seu espírito empreendedor, integrou as comissões organizadoras dos memoráveis carnavais da década. Já aposentado, continuou ativo na sociedade, devido aos seus atributos morais e eficácia, sempre à serviço da coletividade, inclusive como tesoureiro da Santa Casa. Foi diretor do Votuporanga Clube por diversas vezes, colocou o clube em evidência nacional em 2001, quando a equipe de biribol ocupou o 5º lugar no ranking nacional. Saverio Maranho foi um dos fundadores dos Jogos Regionais da Alta Araraquarense e, o primeiro titular da Secretaria Municipal de Esportes de Votuporanga, atendendo à convocação do prefeito João Nucci, que iniciava sua segunda gestão. Faleceu no dia 3 de Outubro de 2008, deixando saudades e o reconhecimento pelos feitos realizados.
Já o projeto de lei número 057 de 2015, de autoria do vereador Walter José Dos Santos (Wartão) dispõe sobre denominação de Travessa Milton Mariotti. Bastante conhecido por realizar pequenos cortes nas orelhas de pessoas que desejavam amenizar (ou acabar) com dores na coluna, Milton Mariotti foi também cabeleireiro na cidade. Apesar de toda polêmica envolvendo o trabalho realizado pelo aposentado, muitas pessoas ainda o procuravam e faziam reivindicações para que ele voltasse a atender o público em sua casa, localizada nos fundos de um salão de beleza na rua Pe. Izidoro Cordeiro Paranhos. Faleceu no dia 19 de março de 2014, aos 74 anos, em sua casa em Votuporanga.