Deputado disse que o município tem condição de se habilitar para tentar a classificação como de interesse turístico
Leidiane Sabino
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou no dia 7 de abril a PEC 11/2013, que tem o objetivo de ampliar o número de municípios beneficiários dos recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias. Além da categoria de estância turística, foi criada a de município de interesse turístico no estado de São Paulo, da qual Votuporanga pode pleitear participação.
“Temos hoje 70 estâncias turísticas no estado de São Paulo e estamos criando a categoria anterior, que é de município de interesse turístico, da qual participarão 140 cidades. O Governo do Estado destinou um fundo de R$60 milhões para estes locais. Vamos ter em torno de 400 a 500 mil reais por ano para as cidades que fizerem parte deste projeto. Para isso, a lei estabeleceu critérios, como visitação, tratamento do esgoto, leitos de hospedagem, atrativos e potencial turístico, infraestrutura, entre outras coisas. Uma cidade, para ser boa para o visitante, tem que ser boa primeiro para o seu morador e é com este intuito que a lei busca que as cidades tenham planejamento, plano diretor e plano de turismo”, explicou o deputado Itamar Borges.
“Teremos um ranking ambiental do estado, com a apresentação dos municípios que podem ser classificados como de interesse turístico e, paralelamente a isso, terremos depois de três anos uma reavaliação de todos eles. A intenção é potencializar o turismo no estado de São Paulo e valorizar os nossos municípios”.
O deputado disse que Votuporanga tem condição de se habilitar para tentar a classificação como de interesse turístico. “Se formos para as cidades ao redor, como Cardoso, Valentim Gentil e tantas outras que tem os rios, represas e potencial náutico, veremos que a nossa região tem a possibilidade de ter municípios classificados como de interesse turístico. Tenho o prazer de ser um dos autores desta lei”, finalizou Itamar.