Ação, realizada com crianças de uma escola municipal de Votuporanga, teve o objetivo de promover mudanças no comportamento nutricional dos participantes
Os alunos do 3º período do curso de Medicina da Unifev desenvolveram, recentemente, um projeto de incentivo a hábitos alimentares saudáveis com crianças de uma escola municipal em Votuporanga. A ação aconteceu por meio da disciplina de Prática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (PIESC), ministrada pelo professor Leonardo Trevisan Costa.
Sob a orientação do docente, os estudantes da graduação realizaram, durante três semanas, um programa de intervenção no comportamento nutricional de 64 participantes, com idades entre 6 e 8 anos, mediante a atividades educativas, lúdicas e interativas.
De acordo com o professor, o projeto vai ao encontro das atuais necessidades do País, que apresenta, atualmente, um grande crescimento de obesidade infantil.
“Tal fato é preocupante, pois esse aumento pode desencadear inúmeras patologias crônico-degenerativas, como as cardiovasculares e as metabólicas, doenças que, anteriormente, eram mais recorrentes entre os adultos. Dentre os fatores que podem provocar o excesso de peso, destaca-se o aumento do consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras de alta densidade energética (industrializados), juntamente com o baixo consumo de frutas e verduras”, explicou.
Apesar dos dados alarmantes, segundo o docente, poucas ações desse tipo são realizadas no Brasil. “Muitos estudos são feitos com o intuito de avaliar o estado nutricional de crianças. Entretanto, são raras as iniciativas que promovem melhoras no comportamento alimentar, como essa que fizemos”.